Traduzir:
DE MOTO PELA ALEMANHA

DE MOTO PELA ALEMANHA


Postado em Europa - Alemanha, República Tcheca, em 21/Dezembro/ | 9935 Visualizações


 

 

 

Em junho deste ano (2015) fizemos nossa segunda aventura de moto (a primeira foi na Rota 66, que ainda vou contar aqui). Dessa vez fomos rodar, com a cara e a coragem, pela Alemanha.

 

Sem falar nada em alemão, nos arriscamos a fazer todo o percurso por conta própria, sempre pesquisando com meses de antecedência.

Não vejo muito sentido em fazer viagens com agências... Se você conseguir ter paciência e persistência para planejar, ficará livre pra conhecer só o que realmente lhe interessa, sem ter que ficar esperando o grupo da excursão entrar em todas as lojinhas que o guia indicar rsrsrs

Nós já estamos acostumados com moto BMW, mas precisaríamos de uma moto grande, com capacidade pra levar nossa bagagem durante os sete dias rodando. Escolhemos a BMW K1600GTL, uma moto bem pesada e o que o marido nunca tinha pilotado. Ficamos apreensivos em pegar estradas desconhecidas, algumas com velocidade mínima de 100Km/h, com placas completamente diferentes, sozinhos, confiando no GPS, e ainda por cima, numa moto totalmente diferente. Graças a Deus, o marido tirou de letra e deu tudo certo! 

 

Pesquisei muito a procura de histórias de quem já havia feito o mesmo e não achei NADA! Apenas uma ou outra experiência, mas sempre com guias e em grupos. Por isso, espero que nossos relatos sejam úteis e inspiradores!

Foi difícil também achar onde locar a moto em Munique, nossa cidade de chegada. Consegui com uma locadora de Frankfurt, 400Km distante. Veja os contatos na foto abaixo. Prometeram enviar a moto a uma loja da Kawasaki em Garching (distrito de Munique).

Fizemos a negociação e contrato por e-mail. Pagamos 1200 Euros pelos 7 dias de aluguel, podendo andar até 2500Km, com GPS e cases laterais e traseiro para a bagagem. Adiantamos 500 Euros de sinal e daríamos o restante na retirada.

nosso contrato

No dia marcado, estávamos lá e a moto... não! Desespero! Não achavam nosso contrato! O alemão que estava nos atendendo não fez muito esforço pra entender nosso inglês.

Por fim, arrumaram uma moto que parecia ter sido devolvida naquele mesmo instante, suja, com alguns defeitinhos na lataria, já com quase 50000Km rodados (no painel está em milhas). Tenho certeza que ninguém fez revisão da moto. Mas era o que tínhamos a disposição! A gente mesmo teve que conseguir encaixar e ligar o GPS, porque o funcionário não entendia nada de BMW... E lá fomos nós, rezando pra dar tudo certo! Estávamos tão empolgados com a aventura que nada tiraria nossa alegria! Veja esse dia aqui

 

Nem mesmo depois de ter andado a pé quase 2 Km da estação de metrô até a loja. Detalhe: com botas, mochilas pesadas, capacetes nas mãos e com mais de 30 graus de calor, torcendo pra estar no caminho certo!

Imprevistos e perrengues sempre acontecem! Passamos por alguns como calor insuportável, chuva forte, falta de óleo na moto (conseguimos resolver sozinhos!), encaixar a bagagem e as comprinhas no pouco espaço que tínhamos, abastecer sozinhos...

 

Decidir os lugares por onde andar e pernoitar não foi fácil! A Alemanha inteira é linda e interessante. Moraria lá fácil, fácil!

Decidimos mesclar a rota romântica com a rota dos contos de fadas e ainda conhecer algumas capitais. Além de tomar muita cerveja!!!

Nosso roteiro ficou assim:

 

Não deu tempo de ver tudo que queríamos, porque em cada lugar que chegávamos não tínhamos vontade de ir embora!

Vou tentar descrever nosso roteiro por cada dia rodado. Espero que viajem e curtam conosco!

Aqui vai um pequeno resumo do que fizemos:

Antes de partir como motociclistas-doidos-corajosos-sortudos-abençoados, decidimos ficar dois dias em Munique, capital da Baviera. É lá que fica a fábrica e museu da BMW. Veja os posts aqui e aqui. Aprenda como usar o metrô aqui.

Conhecemos a Cervejaria HoufBräuhaus - A mais famosa do mundo e onde Hitler se reunia com os nazistas. Veja aqui.

 

Já com a nossa motoca, conhecemos:

1°dia: Castelo Nymphenburg em Munique - Veja o post aqui. O Castelo Neuschwanstein (que inspirou Walt Disney no castelo da Cinderela) e Hohenschwangau em Schwangau. Dormimos em Fussen, uma cidadezinha medieval linda, com o pequeno castelo Hohes. 

 

2º dia: Castelo Hohenzollern, que visitamos por dentro, e o Castelo Lichtenstein, contruído num penhasco, que mais parece um quadro!. Dormimos em Stuttgart, cidade da Porsche e da Mercedes, que visitamos o museu. 

 

3º dia: Conhecemos a encantadora cidade de Heidelberg, com seu castelo em ruínas. Passamos pela igreja russa em Darmstadt e dormimos em Frankfurt

 

4º dia: Esse foi o dia das paisagens mais lindas! Andamos contornando o Rio Reno, com vários castelos às margens. Vários filmes utilizaram esse lugar como cenário. Atravessamos o rio de balsa e fizemos piquenique no incrível Castelo do Dragão (Drachenburg). Dormimos em Colônia, onde conhecemos a sua famosa catedral. Veja os posts aquiaqui e aqui.

 

5ª dia: Este foi o dia de contos de fadas! Ou melhor, dia de conhecer os castelos que inspiraram os irmãos Grimm a escrever seus contos. Conhecemos o castelo da Bela Adormecida (Sababurg), da Rapunzel (Trendelburg), da Branca de Neve (Friedrichstein) e ainda o monumento em homenagem a Hércules na cidade de Kassel. Dormimos na cidadezinha de Bad Wildungen. Veja o post aqui.

 

6º dia: Conhecemos a linda Catedral de Fulda e seguimos para a cidade mais famosa da rota romântica, Rothenburg od der Tauber, onde dormimos no hotel histórico Romantik Markusturm. Veja os posts aqui e aqui.

 

7° dia: Conhecemos Nuremberg, uma das cidades mais destruídas durante a guerra. No caminho nos deparamos com uma plantação de morangos e paramos pra saborear! Devolvemos a moto (depois de rodar 1700Km) e dormimos em Munique. Nessa noite conhecemos o restaurante Ratskeller. Veja os posts aqui aqui.

 

No dia seguinte fomos de trem para Praga - República Tcheca, onde ficamos dois dias. Conhecemos as principais atrações, como o maior Castelo do mundo com a Catedral de São Vito; a casa onde morou Franz Kafka; o relógio astronômico; a Catedral Tyn; o bairro Judeu e a romântica Ponte Carlos. Não perdemos a oportunidade de experimentar a bebida local: o absinto! Vejam os posts aquiaqui e aqui.

 

De lá, fomos de trem para Berlim (saiba como), onde ficamos também dois dias antes de voltar para o Brasil. Conseguimos ver bastante coisa dessa cidade que respira história e modernidade ao mesmo tempo: Conhecemos o museu Topografia do Terror; portão Bradenmburg; Parlamento; restos do muro de Berlim; Museu do Holocausto; Bebelplatz - onde foram queimados 25mil livros pelos nazistas; Sony Center; Catedral com domo impressionante; Gedächtniskirche - igreja destruída na guerra; Check Point Charlie - um dos pontos de fiscalização para entrar no setor americano; chocolateria Fassbender e a galeria Kadewe. Veja aqui e aqui

 

Todos os hoteis foram reservados pelo Booking. Se puder acessar por esse link aqui, além de comprar num site extremamente confiável, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso.

Os voos foram pela TAP. Conseguimos juntar milhas no programa Victoria e fizemos up grade para executiva. Valeu muito a pena!

Os trens compramos direto no site da BAHN. Nenhum segredo! Basta pesquisar!

Quer dicas úteis de segurança e economia na Alemanha? O pessoal do Ligado em Viagem conta tudo pra você aqui.

 

Comentários

Fernanda Menicucci comentou:
"Oi, Cris. Tudo jóia?
Eu e meu marido estamos querendo usar o seu roteiro para ir de moto mas saindo de Frankfurt.
Qual cidade você recomenda dormir no primeiro dia?
Vocês alugaram as roupas e capacetes lá?
Quais castelos vc mais recomenda visitar?
Qual o nome ou nr da estrada beirando o Rio Reno?
Obrigada

"

Natany comentou:
"Cris, que demais essa viagem!!! Já tirei uma foto do seu roteiro para tentar passar nos mesmos lugares. Muito show!"

Camilla Kafino comentou:
"Estou até agora maravilhada com essa viagem!! Claro que eu não subiria numa moto por nada, mas acho que conseguiria me empolgar igual dentro de um carro =) roteiro anotadíssimo pra quando eu estiver por esses lados. Excelente texto e as fotos estão incríveis."

Silvia Medina comentou:
"Já fui duas vezes pra Alemanha, de moto deve ser mais show ainda! bjs"

Eloah Cristina comentou:
"Queria muito saber andar de moto para fazer uma viagem completa como a de vocês. Deve ser uma delícia cair na estrada assim, né?"

Renata Sucena comentou:
"Que aventura!! Eu amei a Alemanha, acho que de moto não teria coragem, mas senti que to precisando voltar. Tantos lugares lindos vocês passaram!!
Abraços,
Renata"

Fabio Pastorello comentou:
"Uau, que perrengue para pegar essa moto. Mas que bom que deu certo, roteiro incrível. "

Caren Sales comentou:
"Caracaaa... que roteiro incrível!
Estou desejando conhecer cada cantinho!
Amei o post !"

Flávio Borges comentou:
"Que viagem massa! Não demora ainda farei uma trip assim!"

Naná Coutinho comentou:
"Alemanha está nos meus sonhos há tempos! Deu ainda mais vontade de colocar o pé na estrada!"

Gisele almeida comentou:
"Uau! Que aventura! Queria ser corajosa assim para cair na estrada dessa forma. E a Alemanha parece uma ótima opção para esse tipo de viagem. ;) Que roteiro inspirador!"

Lucas comentou:
"Imagino mesmo que tenha sido uma viagem e tanto. A liberdade na maneira que viajaram é simplesmente de mais. Show"

Alessandra Fratus comentou:
"Que roteiro lindo!! E que incrível percorrer o país inteiro de moto! Que inspiração. Deve ter sido demais!! Eu já ia perguntar das malas. Elas têm que ser bem compactas, né?! Hehehehe."

Luiza Ferrari comentou:
"Que demais essa viagem!! Todo ano eu penso em fazer o mesmo e rodar a Alemanha toda, mas nunca dá certo... Que fotos lindas, adorei! :)"

Sonia comentou:
"Bela viagem essa, hein?! Morro de medo de moto, mas quando leio relatos assim, penso que deve ser uma delícia :)"

Paloma comentou:
"Uau que aventura maravilhosa faz muito meu estilo. Seguindo vcs"

Sandro comentou:
"Uma das viagens mais incríveis que fizemos até hj. Sem comparação, os lugares, paisagens, pessoas, castelos e cervejas são demais, não dá vontade nenhuma de voltar. Impressionante como uma nação, que viveu uma guerra a qual perdeu, teve de pagar bonus de guerra aos aliados até o ano 2000, se levantou tanto e em tão pouco tempo, se tornando a maior nação da Europa. Adorei e recomendo a quem tiver vontade de conhecer, se não anda de moto não há problema, alugue um Mercedes, ou um Audi, ou um BMW, ou um Porsche... (lá só tem carros ruins) e vá ser feliz!!"


Comente:



TAGS

alemanha, roteiro de moto pela alemanha, viagem de moto na alemanha, aluguel de moto na alemanha, munique, BMW, locadora de moto na alemanha, motorcycle rental, rota romântica, rota dos castelos, rota dos contos de fadas, museu BMW, castelos