Traduzir:
Berlim - roteiro de 2 dias - 2° dia

Berlim - roteiro de 2 dias - 2° dia


Postado em Europa - Alemanha, em 04/Abril/ | 1937 Visualizações


 

Dá pra fazer bastante coisa em Berlim em dois dias. Veja o que fizemos no nosso primeiro dia, tudo à pé e de graça, clicando aqui.

Já no segundo dia usamos metrô e por isso vou dividir em três partes o dia. Acompanhe:

 

1ª PARTE

 

1) Catedral de Berlim

Começamos o segundo dia do nosso roteiro na Catedral.

Para chegar lá, pegue o metrô S5 ou S7 até estação Hackesher Markt. (procurar saída para Burgstrabe) ou vá de ônibus descendo na estação Lustgarten. Mas se puder ir a pé, essa cidade é incrível para caminhar, com monumentos e história por todo lado que olhar!

A Berliner Dom é a maior igreja protestante de Berlim e um dos lugares mais fotografados também.

Lá está sepultada a família Hohenzollern, com destaque para o rei Friedrich I e rainha Sophie Charlotte.

Para entrar na catedral é preciso comprar ingresso (7Euros), uma coisa que acho estranha de ser cobrada, mas vale a pena a visita.

 

2) Rio Spree

Aproveite para ver esse pedaço lindo do Rio Spree atrás da Catedral.

 

3) Marx-Engels-Forum

Ali pertinho fica a Marx-Engels-Forum, um parque público da época da República Democrática Alemã com a estátua de Karl Marx e Friedrich Engels, considerados duas das pessoas mais influentes do socialismo.

Na reunifção da Alemanha, os berlinenses quiseram a destruição da estátua, mas ela se manteve como significado histórico e artístico. 

 

4) Monumento a Martin Luther - Lutero

Continuando na praça, verá a estátua de Lutero atrás da igreja.

Martinho Lutero foi uma das figuras mais importantes na reforma protestante. Originalmente eram nove estátuas, mas as demais foram derretidas para fara fazer armaduras na Segunda Guerra.

 

5) Fonte de Netuno e vista da Prefeitura Vermelha  

Perto dali, fica a bonita fonte Netuno, com outras quatro figuras representando os quatro rios da Prússia (Reno, Elba, Vistula e Odir).

A partir da fonte, olhando o outro lado da praça você verá a prefeitura, de 1869, conhecida como Prefeitura Vermelha pela cor de seu revestimento.

 

6) Marienkirsh

A Igreja de Santa Maria, do século XIII (por volta do ano 1270), é a igreja mais antiga em funcionamento da cidade, com o maior órgão da Alemanha (mais de 7mil tubos).

 

7) Berliner Fernsehturm - Torre de TV

Você já estará bem pertinho da famosa Torre de TV, a mais alta da Alemanha e que pode ser vista de várias partes de Berlim.

Foi inaugurada em 1969, na República Democrática da Alemanha, e há quem diga que ela se parece propositalmente com o satélite russo Sputnick, para demonstrar a superioridade tecnológica dos comunistas.

Você pode subir no observatório e até comer no restaurante giratório. Para subir o ingresso custa à partir de 13 Euros.

 

8)  Alexanderplatz

É na praça Alexander que fica a torre de TV.

É uma das principais praças da cidade e já apareceu em filmes como Identidade Bourne.

O símbolo mais conhecido dela é o relógio com horários de várias cidades do mundo.

Pode ser um bom momento para almoçar no piso térreo da galeria Kaufhof, uma das grandes redes da Alemanha.

 

2ª PARTE

A partir da Alexanderplatz, pegue o metrô S5 ou S7 sentido StrausbergNord ou Ahrensfelde - até estação Warschauer Str, para começar a segunda parte do roteiro.

 

9) East Side Gallery e Oberbaum Bridge

Quando sair da estação Warschauer, vai caminhar sentido a linda ponte Oberbaum, para conhecer um dos pontos mais fotografados de Berlim.

O muro de Berlim tinha 155Km de extensão e mais de 40Km estavam dentro de Berlim, separando os lados Oriental e Ocidental.

O East Side Gallery (East porque originalmente estava do lado oriental) é o trecho mais longo do muro não destruído. 

São 1300 metros acompanhando o Rio Spree e que abriga várias imagens históricas, onde os turistas disputam lugares para fotos.

 

3ª PARTE

 

Volte para a mesma estação, Warschauer Str, e com a linha U1 vá até a estação Kurfurstendamm, para a última parte desse dia.

 

 

10) Gedächtniskirche

Da estação de metrô, caminhe 200m até a Gedächtniskirche, a famosa igreja quebrada ou igreja da memória.

Em 1943, um ataque aéreo causou o incêndio que praticamente destruiu a igreja, sobrando apenas uma parte da torre de 113 metros e uma parte da entrada.

Deveria ser demolida para uma nova construção, como aconteceu com a maioria do que foi destruído durante a guerra.

Mas o alemães protestaram e decidiram manter no estado em que ficou, para servir de memória histórica. 

É possível, e também assustador, ver os buracos de balas nas paredes da igreja.

Dentro da parte que restou, há fotos com a história da igreja e alguns pedaços que permaneceram intactos, como esse lindo piso de mosaico e um pedaço do teto.

Ao lado foi contruída a igreja nova, mostrando toda modernidade desejada.

Tem forma octagonal, com paredes compostas por mais de 20mil quadrados de vidro, na maioria azuis, criando uma luz interna única.

 

11) KADEWE

Chegou a última parte do roteiro e ela será dedicada às comprinhas!

Saindo da igreja, ande pela principal rua de compras de Berlim, a Kurfurstendamm, ou simplesmente Kudam, até chegar a KaDeWe.

A KaDeWe - Kaufhaus des Westens - é enorme! Só perde para a Harrods de Londres, ou seja, é a segunda maior loja de departamentos da Europa, e tão bonita quanto.

A primeira parte foi construída em 1907, mas foi atingida por um avião na Segunda Guerra e teve que ser reconstruída.

Assim como outras lojas de departamentos da Europa, os produtos ficam divididos por andares (maquiagem/perfumaria, feminino, masculino, infantil, casa, eletrônicos....). Várias grifes importantes fazem parte.

O que mais nos encantou foi o sexto andar, o andar gourmet. Quem nos conhece, sabe o quanto gostamos disso! 

É um mega supermercado, com as mais variadas comidas, bebidas, temperos, utensílios.... é uma perdição!


No último andar, o sétimo, tem um jardim de inverno com enormes janelas de vidro.

Lá ficam os restaurantes, incluindo o Le Buffet, onde comemos. É uma espécie de mistura de comida por Kg ou por variedade. Tudo de ótima qualidade! Adoramos!

Atenção para o horário, pois a KaDeWe fecha às 20h00 de segunda a quinta e sábado, e  às 21h00 de sexta.

Pertinho da saída fica a estação U Wittenbergplatz para voltar para o hotel ou curtir um pouco mais de Berlim à noite.

 

E assim termina nosso roteiro de dois dias em Berlim, gastando pouco, fazendo praticamente tudo à pé. 

Eu sei, há muito mais pra ver e conhecer melhor, mas esses dias foram super aproveitados. Sentimos uma Alemanha totalmente diferente do que já tínhamos visto na Baviera, por exemplo.

Quem conheceu Roma e outras cidades da Itália, sabe do que estou falando. Você precisa conhecer!

 

Berlim é um museu à céu aberto,  com lembranças de diversas atrocidades, crueldade e destruição, mas também com demonstrações de como um povo se reergueu rápido e hoje é uma das maiores potências!

Grande parte disso se deve ao fato do próprio povo fazer questão de manter viva a história, mesmo que seja vergonhosa, pois assim estarão sempre frescas as memórias do que não se deve repetir!

 

Comentários

Marcela M comentou:
"Ai que saudade de Berlim! Amo essa cidade. Seu roteiro de 2 dias por lá ficou perfeitinho! Adorei."

UmDiaEm:

Eu também morro de saudade!

ANDRESSA Bispo comentou:
"Adorei fazer esse roteiro com vocês! Berlim é realmente um lugar muito interessantes, cheio de histórias e monumentos espetaculares!"

UmDiaEm:

Amo!

Hebe Carvalho comentou:
"Que perfeito seu roteiro de 2 dias em Berlim. Quando estive na Alemanha não consegui chegar até lá Mas quero muito e seu roteiro vai me ajudar."

Cintia Grininger comentou:
"Já estive duas vezes na Alemanha e não fui à Berlim, acredita? Sou louca pra voltar pois acho o país incrível, e sempre me impressiona como tudo foi reconstruído depois da guerra. Adorei seu roteiro de 2 dias, enxuto e super econômico, muito bom!"

UmDiaEm:

Ahhh você precisa conhecer Berlim!

Sandro Ravazi comentou:
"Berlin é uma cidade vibrante, cada um dos lugares que fomos é incrível. Muita história e gente legal. Me espanta como uma nação, dizimada pela guerra, conseguiu se erguer em tão pouco tempo e ainda se tornar um país desenvolvido. Os marcos da guerra, presentes em monumentos e estruturas antigas todas cheias de buracos de bala que foram deixadas como exemplo, faz lembrar que, aquilo que aconteceu deve ser evitado a qualquer custo. Vá pra Alemanha, comer, beber muita cerveja e conhecer esse povo maravilhoso. Recomendo!"

Gabi Torrezani comentou:
"Eu adorei o seu roteiro de Berlim, definitivamente é uma das cidades mais legais da Europa! Tenho muita vontade de voltar e ficar pelo menos uns 20 dias explorando a cidade."

UmDiaEm:

Uau! Seria o máximo!


Comente:



TAGS

roteiro de dois dias em berlim, roteiro berlim, o que fazer em berlim, onde ficar em berlim, principais pontos turísticos de berlim, east side galery, alexanderplatz, o que ver em berlim, kadewe, compras em berlim