Traduzir:
De Praga a Berlim de trem

De Praga a Berlim de trem


Postado em Europa - Alemanha, República Tcheca, em 31/Março/ | 2352 Visualizações


 

Depois de dois dias intensos em Praga (adoramos!), fomos para Berlim de trem.

Nosso trem saiu ás 6h30. Então, fomos bem cedinho pra estação central e como enchemos a cara de absinto um dia antes, fomos quase a viagem toda dormindo!

 

A viagem de pouco mais de 4 horas é feita no trem EC178 da EuroCity, nessa linha operados pela Czech Railways, empresa tcheca.

Tem trens a cada duas horas e acho que é um ótimo meio de fazer esse trajeto. Mais rápido do que de ônibus e mais barato do que de avião, podendo chegar poucos minutos antes do horário da partida na estação. Claro que de avião é mais confortável, mas ter que chegar duas horas antes no aeroporto para fazer checkin já atrapalha.

Pagamos 26Euros cada um na segunda classe, já incluindo a reserva do assento. A primeira classe tem um pouco mais de espaço e custa o dobro.

Geralmente comprando on line (www.bahn.de), você pode escolher um assento diretamente no mapa de assentos do site.  

Apesar de antigos, os trens são confortáveis, com ar condicionado, poltronas largas, tomadas (inclusive usb) e sinal wi-fi que não é lá essas coisas.

Na segunda classe, os trens dessa rota têm pelo menos três vagões (sempre numerados 260, 257 e 256) com cabines fechadas de seis assentos. Bem legal para viajar em família, desde que com pouca bagagem.

Mas como não queríamos correr o risco de ir com desconhecidos e estávamos apreensivos sobre o local para guardar nossas malas, fomos em um dos vagões de espaço aberto, com padrão de disposição igual a um ônibus, apenas com algumas poltronas em grupinhos de quatro com mesa no meio. Geralmente esses vagões abertos tem número 258 e 259. 

Em alguns vagões há compartimento (uma estante) pra guardar as malas, mas as  nossas nao couberam no espaço (eu não aprendo a viajar com mala pequena...), e muito menos no compartimento acima das cabeças.

O jeito foi colocar no espaço de passageiros.Sorte a nossa o trem estar vazio. Pense nisso na hora de decidir por um trajeto de trem na Europa.

 

Tomamos café no vagão-restaurante, que fica sempre situado entre os vagões de primeira e segunda classe. Você pode pagar com cartão de crédito, ou em notas de Euro ou Coroa Tcheca.

Gostosinho, mas eu ainda estava chateada de ter perdido aquele café da manhã incrível do hotel de Praga...

 

Chegamos 10h45 em Berlim e como reservamos um hotel ao lado da estação central de trens, foi bem traquilo ir a pé com as malas pra lá.

Ficamos no InterCityHotel Berlin Hauptbahnhof - Katharina-Paulus-Str. 5 (198,00Euros – 2 diárias - café não incluído)

Muito bom o hotel! Geralmente quando fica perto da estação central de grandes cidades, os hoteis não são bons, mas esse surpreendeu! Restaurante ótimo, localização excelente de onde fizemos tudo à pé.

 

Conto no próximo post o que fizemos nessa cidade que quero demais voltar!

 

Veja esse roteiro completo aqui: De moto pela Alemanha

Comentários

Suriàn dupont comentou:
"Adoro andar de trem, bom saber que de Praga dá pra ir para Berlim dessa forma. E o absinto hein?! Hahhaha"

UmDiaEm:

Nem te conto kkkk sem coragem de tomar de novo

Dhebora Sancho comentou:
"Eu fiz exatamente o roteiro ao contrário, de Berlim até Praga de trem. Meu marido e eu na cabine sozinhos mesmo tendo comprado a passagem comum. Achei a viagem muito tranquila e pagamos super baratinho. Valeu a pena!"

UmDiaEm:

São dois lugares lindos e que valem a pena fazer na mesma viagem!

Marcela M comentou:
"Viajar de trem na Europa é tudo de bom, né? Adorei saber sua experiência de Praga a Berlim! Obrigada por compartilhar"

UmDiaEm:

Sim! Rápido, barato e pratico!

Roberto Caravieri comentou:
"Adorei conhecer esse trajeto, quero poder fazer um dia. Minhas cidades favoritas na Europa são Praga e Berlim, nem sei de qual gosto mais, mas quero um dia poder ir de trem. Abraços."

UmDiaEm:

Que demais Roberto!

Moises Batista comentou:
"Ja viajei de trem também de Amsterdam a Dusseldorf. Foi uma viagem incrivel e inesquecivel. Foi bom ver seu post sobre a viagem de pra a berlim de trem. Abraços"

Marina R comentou:
"Ótima dica para ir de Praga a Berlim! Para esse tipo de distância também acho o trem uma opção muito boa, especialmente porque as estações sempre são bem centralizadas né.
E sabe que eu fiquei em um Intercity em frente à estação de trem de Frankfurt que era muito bom também? Bem moderno e com tudo novinho. Pelo visto essa rede é uma boa opção para hospedagem perto das estações (pelo menos na Alemanha)."

UmDiaEm:

Sim! Adorei! Quebrei a cara em um Íbis em frente à estação de Paris, mas nesse acertamos em cheio!

Sandro Ravazi comentou:
"Esse trem foi excelente, muito melhor que o trem noturno que pegamos na outra viagem. (aquele que eu não cabia na "maca")"

UmDiaEm:

Kkkkkkk


Comente:



TAGS

ec178, trem de praga a berlim, como ir de praga a berlim, prague to berlin, train to berlin, praha, bahn, como chegar em berlim, trem na europa, Czech Railways, euro city, ec 178, roteiro de trem na europa, ceské dráhy, hotel em berlim, onde ficar em berl