Postado em Europa - Alemanha, República Tcheca, em 31/Março/ | 2606 Visualizações
Depois de dois dias intensos em Praga (adoramos!), fomos para Berlim de trem.
Nosso trem saiu ás 6h30. Então, fomos bem cedinho pra estação central e como enchemos a cara de absinto um dia antes, fomos quase a viagem toda dormindo!
A viagem de pouco mais de 4 horas é feita no trem EC178 da EuroCity, nessa linha operados pela Czech Railways, empresa tcheca.
Tem trens a cada duas horas e acho que é um ótimo meio de fazer esse trajeto. Mais rápido do que de ônibus e mais barato do que de avião, podendo chegar poucos minutos antes do horário da partida na estação. Claro que de avião é mais confortável, mas ter que chegar duas horas antes no aeroporto para fazer checkin já atrapalha.
Pagamos 26Euros cada um na segunda classe, já incluindo a reserva do assento. A primeira classe tem um pouco mais de espaço e custa o dobro.
Geralmente comprando on line (www.bahn.de), você pode escolher um assento diretamente no mapa de assentos do site.
Apesar de antigos, os trens são confortáveis, com ar condicionado, poltronas largas, tomadas (inclusive usb) e sinal wi-fi que não é lá essas coisas.
Na segunda classe, os trens dessa rota têm pelo menos três vagões (sempre numerados 260, 257 e 256) com cabines fechadas de seis assentos. Bem legal para viajar em família, desde que com pouca bagagem.
Mas como não queríamos correr o risco de ir com desconhecidos e estávamos apreensivos sobre o local para guardar nossas malas, fomos em um dos vagões de espaço aberto, com padrão de disposição igual a um ônibus, apenas com algumas poltronas em grupinhos de quatro com mesa no meio. Geralmente esses vagões abertos tem número 258 e 259.
Em alguns vagões há compartimento (uma estante) pra guardar as malas, mas as nossas nao couberam no espaço (eu não aprendo a viajar com mala pequena...), e muito menos no compartimento acima das cabeças.
O jeito foi colocar no espaço de passageiros.Sorte a nossa o trem estar vazio. Pense nisso na hora de decidir por um trajeto de trem na Europa.
Tomamos café no vagão-restaurante, que fica sempre situado entre os vagões de primeira e segunda classe. Você pode pagar com cartão de crédito, ou em notas de Euro ou Coroa Tcheca.
Gostosinho, mas eu ainda estava chateada de ter perdido aquele café da manhã incrível do hotel de Praga...
Chegamos 10h45 em Berlim e como reservamos um hotel ao lado da estação central de trens, foi bem traquilo ir a pé com as malas pra lá.
Ficamos no InterCityHotel Berlin Hauptbahnhof - Katharina-Paulus-Str. 5 (198,00Euros – 2 diárias - café não incluído)
Muito bom o hotel! Geralmente quando fica perto da estação central de grandes cidades, os hoteis não são bons, mas esse surpreendeu! Restaurante ótimo, localização excelente de onde fizemos tudo à pé.
Conto no próximo post o que fizemos nessa cidade que quero demais voltar!
Veja esse roteiro completo aqui: De moto pela Alemanha
Nem te conto kkkk sem coragem de tomar de novo
São dois lugares lindos e que valem a pena fazer na mesma viagem!
Sim! Rápido, barato e pratico!
Que demais Roberto!
Sim! Adorei! Quebrei a cara em um Íbis em frente à estação de Paris, mas nesse acertamos em cheio!
Kkkkkkk