Traduzir:
MUNIQUE - Cervejaria HofBräuhaus

MUNIQUE - Cervejaria HofBräuhaus


Postado em Europa - Alemanha, em 02/Abril/ | 7450 Visualizações


 

 

Na noite do nosso segundo dia em Munique e prestes a começar nossa aventura de moto pela Alemanha, fomos conhecer a cervejaria mais famosa do mundo: a Hofbräuhaus am Platz, ou simplesmente HB, como é conhecida!

É um lugar bem turístico, geralmente cheio, mas que não precisa de reserva porque é bem grande.

Além de experimentar a cerveja, você curte um lugar lotado de gente conversando, se divertindo, se misturando (pode ser que você divida sua mesa com outras pessoas), vestindo roupas típicas (principalmente os mais velhos), e ainda ouve a banda super animada que toca as músicas típicas!

 

Foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera apenas para seu próprio consumo, da corte e da alta burguesia, porque ele não gostava das cervejarias existentes...

Apenas em 1828 foi aberta ao público, por ordem do rei Ludwig I e desde 1896 está no prédio atual.

Em 1920, dentro da HB foi realizado o primeiro grande encontro político do partido dos trabalhadores alemães. Hitler fazia parte e nesse dia discursou, apresentando o “programa de 25 pontos”, que seriam as futuras diretrizes do partido nazista.

Muitos outros encontros do partido foram realizados na HB. Não consigo entender como Hitler não tomava cerveja....

Durante a Segunda Guerra ela foi totalmente destruída, sendo reconstruída em 1958.

 

A decoração é linda e rústica. O salão histórico no primeiro andar do edifício é considerado o coração da Hofbräuhaus. Interessante sentar sob as abóbadas do salão onde a cerveja já foi fabricada.

As mesas comprotam até 1300 clientes! Muitas mesas estão lá desde 1896 e tem as iniciais das famílias que frequentaram ao longo dos anos.

 

No salão principal (onde ficamos) tem uma banda que toca músicas tradicionais, vestidos a rigor! Quando tocam a famosa “Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit” todos levantam os seus canecões e brindam ! Muito legal! 

Por falar em canecas, a HB tem uma tradição de guardas as canecas (Maßbier) protegidas por cadeados, como se fossem joias. Com razão porque são heranças de família, que passam por gerações. 

As prateleiras foram instaladas em 1970 por alguns clientes que queriam um espaço seguro para suas canecas pessoais e valiosas.

 

 

Tem uma sala privada, acho que para os mais antigos assíduos. Engraçado que o nome da sala é "Stadelheim", o nome da prisão de Munique

Em todos os ambientes da casa o clima é divertido. Bacana ver o povo que é tão contido se soltando, falando alto e até gritando as vezes!

 

A cerveja tradicional clara, chama-se Helles ou Original. A de trigo chama-se Weißbier e a escura de malte, chama-se Dunkel. Também tem cerveja sem álcool e cerveja light (Weiße leicht), com teor alcóolico reduzido. E ainda a cerveja com limão, que se chama Radler (foi a que experimentei na Paulaner)

Os grandes canecões de Helles, que é a mais pedida, têm na faixa de 6% de teor alcólico! Pra quem não bebe cerveja, também tem refrigerante e suco

Para acompanhar eles tem um ótimo cardápio de pratos típicos da região, como salsichas de todos os tipos, joelho de porco, salada de batata, chucrute (saurkraut), pretzel.... Veja aqui o menu completo com preços.

Essa cerveja é a Weißbier que vem em uma tulipa enorme

 

Ao contrário da grande maioria das cervejarias comuns, lá o "trabalho" começa cedo! Abre às 9h da manhã e vai até 23h30, todos os dias da semana.

 

Outras curiosidades sobre a cervejaria:

- Dizem que foi fundamental na Guerra dos 30 Anos, quando os suecos ameaçavam invadir a cidade em 1632.  Eles exigiam uma fortuna para poupar a cidade. O pagamento foi feito em...cerveja! Receberam mil baldes de cerveja da Hofbräuhaus, uns 60 mil litros. 

- Salvou a ópera da cidade que pegou fogo em 1823. Como era inverno, a água para apagar incêndios estava congelada. A solução foi apagar o fogo com... cerveja! A cerveja veio da Hofbräuhaus. 

- Somente os homens podiam entrar no local e beber. As mulheres só podiam ser garçonetes.

- Apesar de ser a mais famosa, não é a mais antiga do mundo. A mais antiga é a Weihenstephan, localizada na cidade de Freising  a 30 km de Munique, que foi fundada em 1040.

 

 

Veja também:

- Nossa viagem de moto pela Alemanha - todo nosso roteiro

- Aprenda como usar o metrô em Munique - e a chegar do aeroporto até o Centro de Munique

- Pimeiro dia em Munique - Marientplatz, Cervejaria Paulaner, Frauenkirche, St. Peterskirche

Hotéis bacanas em Munique - Booking

- EnglischerGarten e Centro Histórico de Munique

- Museu e fábrica da BMW

- Locação da moto e castelo Nymphenburg

- Castelo de Neuschwanstein - castelo da Cinderela

- Füssen - a cidade medieval que saiu dos contos de fadas!

- Castelo Hohenzollern 

- Castelo de Lichtenstein

- Stuttgart - museu da Mercedes e centro histórico

Comentários

Eduardo Heusi comentou:
"Parabéns, ótimas dicas. Passei 2 meses em Augsburg, na Bavária, conheci vários lugares da região e a culinária alemã e as cervejarias estão de acordo com as dicas e os comentários que vocês descrevem."

Amilton comentou:
"Delicia de relato! Coincidentemente conheci no último sábado a HofBräuhaus de Beagá, agora só falta conhecer a de Munique."

Blog Fui Ali comentou:
"Delícia de lugar! Adoro visitar cervejarias pq sempre tem uns sabores que não são comuns da gente encontrar no dia a dia"

matheus crespo comentou:
"Caramba que cervejaria mais diferentona e cheia de história. Muito interessante todas essas curiosidades. A cerveja deve ser uma delícia"

Daniela Duarte comentou:
"Olha... nao bebo cerveja mas acho o MAXIMo todas as dicas desse assunto. Parabens! O post está incrivel!"

Klécia comentou:
"Já visitei algumas HB pelo mundo, mas nunca fui nessa de Platz! Adoro o clima, adoro as músicas, as comidas, tudo! É uma energia tão legal, exatamente como você descreveu!"

Mary Kings comentou:
"Não sou muito chegada a cerveja, mas é só ter alemanha que já começo a repensar! Amo muito o estilo dos restaurantes e esse estilo Oktoberfest onde todos dividem mesa criando interação. Definitivamente um lugar que colocaria na minha lista para visitar!"

Fábio Junior Alves comentou:
"A HofBräuhaus é um sonho de consumo, consegui viajar um pouquinho através desta linda matéria."

Ester comentou:
"Muito legal as dicas e as curiosidades. "

Ester comentou:
"Muito bom as dicas e curiosidades!"

Gê Azevedo comentou:
"Não tomo cerveja, não fazia ideia que era a mais famosa do mundo rsrss.
Mas achei o espaço lindo e a história, superinteressante."

Giulia Sampogna comentou:
"Post completo sobre a cervejaria. Já anotei a dica e deu até vontade de tomar uma cerveja. Hahahaha abraços. "

Paloma comentou:
"Que delicia, adoro cervejarias, já fui na da Boêmia e Itaipava em Petrópolis, e sempre volto, adoro cerveja rsrs!"

Sandro comentou:
"Fique dois dias sem comer e beber nada, depois disso vá para essa cervejaria e envie o pé na jaca! Cerveja tirada do barril na temperatura certa, dê preferencia aos copos e canecas pequenas para que ela não esquente e divirta-se com as orelhas vermelhas!!"


Comente:



TAGS

cervejaria em munique, hofbrauhaus, cervejaria HB, cervejaria mais famosa do mundo, onde hitler se reunia, munique, o que comer na alemanha, restaurantes em munique, cerveja, onde comer em munique, viagem de moto pela alemanha, lugares da segunda guerra