Traduzir:
Castelos que vimos pelo mundo!

Castelos que vimos pelo mundo!


Postado em Europa - Alemanha, Espanha, França, Itália, Londres, Portugal, República Tcheca, Suíça, em 30/Setembro/ | 1667 Visualizações


Quem nos acompanha, sabe que sou a louca dos castelos kkkk

Onde vamos, sempre procuro saber se há algum castelo ou palácio pra encaixar na viagem!

Aqui uma lista dos que já vimos! Clique nas fotos pra ver o post da visita.

 

Mas, primeiro, você sabe a diferença entre castelo e palácio?

Os castelos são construções fortificadas e muito grandes da Idade Média, que serviam de residência real, mas tinham objetivo principal de servir de proteção, não necessariamente um lugar glamoroso, como os palácios.

São na maioria rurais, ficam no alto, com muralhas, torres e fossos.

Muitos se transformaram em museus e podem ser visitados. Outros foram destruídos e hoje sobraram apenas ruínas ou muralhas.

Não se engane: Existem as fortalezas, que parecem um castelo, por causa das muralhas, mas serviam apenas para defesa, sem nenhum morador nobre.

 

Já os palácios eram casas residenciais da realeza. Realmente fazem jus ao nosso imaginário de nobreza. Construções luxuosas que existem desde o Império Romano, com foco na ostentação.

Os palácios são na maioria urbanos, com grandes salões, afrescos e jardins. O nome palácio vem do latim palazzo, nome que recebiam as residências dos imperadores no Monte Palatino, em Roma.

Como são da época pós Idade Média, já não era mais necessário ter muralhas, fossos, etc. 

Há um tipo diferente de palácio, chamado Chateau, que é uma moradia luxuosa mas não fica próxima da cidade, sempre num local mais afastado. Era onde os nobres iam para se afastar e relaxar.

 

 

1) CASTELO DOS MOUROS - PORTUGAL

O Castelo dos Mouros (oficialmente castelo de Sintra) é uma fortificação do século X, período em que os Mouros ocuparam a Península Ibérica.

Apesar de não ter muito além das muralhas, cisterna, torre e capela, é um dos mais visitados de Portugal.

 

2) PALÁCIO DA PENA - PORTUGAL

Esse lindo lugar foi construído em 1839 a pedido do Rei D. Fernando II, transformando em palácio as ruínas do Monastério de Nossa Senhora da Pena.

O Palácio da Pena serviu em diversos momentos como residência de verão da família real portuguesa. Por isso cada pedacinho dele tem um estilo.

 

3) NEUSCHWANSTEIN - ALEMANHA

O Castelo de Neuschwanstein foi construído no século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, na Baviera, já pertinho da fronteira com a Áustria.

Foi construído por Luís II num estilo fantástico, servindo de inspiração para Walt Disney no Castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney. 

Repare que apesar de chamado de castelo é, na verdade, um palácio. Saiba mais clicando na foto.

 

4) CASTELO DE HOHENZOLLERN - ALEMANHA

Mais um exemplo de lugar que chamamos de castelo mas é um palácio, onde morava a família Hohenzollern, governantes da Prússia.

Fica em Baden-Wurttemberg, a 70Km de Stuttgart. A visão dele de lá da estrada é incrível! Veja no post clicando na foto.

É um dos mais visitados da Alemanha, com mais de 300mil visitantes por ano.

 

5) LICHTENSTEIN - ALEMANHA

Esse, sem dúvida, foi o mais impressionante que vimos! Principalmente por ficar literalmente pendurado no penhasco, a mais de 800 metros acima do nível do mar!

Fica a 215Km de Munique e 60Km de Stuttgart.

O que vemos hoje é uma versão construída em 1840 em cima da antiga fortaleza medieval de uma família de cavaleiros nobres da região.

 

6) PALÁCIO QUELUZ - PORTUGAL

Em 1747, o Príncipe Don Pedro, (futuro rei D. Pedro III) ampliou o então “Palácio Velho”. Quando se casou com D Maria I, ampliaram mais uma vez dando ainda mais aspecto de nobreza ao palácio. Era o local de lazer da família real, com vários salas de recepção, epaçco para corrida de cavalos, exibição de fogos de artifício, serenatas, etc

Em 1794 um incêndio destruiu o palácio oficial e então Queluz passou a ser residência permanente da Família Real, inclusive da rainha D. Maria I já viúva e dos Príncipes Regentes D. João VI e Carlota Joaquina.

O palácio foi habitado permanentemente até a partida da Família Real para o Brasil na época da invasão napoleônica em 1807.

 

7) Castel Nuovo - Nápoles- ITÁLIA

Esse castelo fica bem na cidade, coladinho ao porto de onde saem os barcos pra Ilha de Capri.

Foi construído a partir do ano 1279 para residência de Carlos I, rei de Nápoles e da Sicília, passando pelas próximas gerações. 

Após os saques de Napoleão, passou a ter função de fortaleza.

 

8) Castelo de Santo Ângelo - Roma - ITÁLIA

Impossível visitar Roma e não ver o Castelo de Santo Angelo!

Se voce visitar o Vaticano, é só continuar pela Via della Concilliazione que logo estará num dos principais cartões postais da minha cidade preferida no mundo!

Construído no ano 135 como mausoléu do Imperador Adriano, passou a ser uma das principais fortalezas dos papas na época medieval.

A estátua do Anjo Grabiel foi colocada após o Papa Gregório I afirmou ter visto o arcanjo em cima do castelo, indicando o fim da epidemia de peste que assolava Roma. 

Aproveite pra conhecer a linda Ponte Santo Angelo, sobre o rio Tibre. Se você viu o filme Anjos e Demônios, com certeza vai reconhecer esse lugar!

 

9) Castelo Maria da Feira  - PORTUGAL

Esse castelo é do século XI mas passou por várias transformações, inclusive quando foi conquistado pelos árabes.
Está muito bem preservado e fica num local estratégico, no distrito de Aveiro, apenas 35km de Porto! 

A visita é bem legal e começa com um vídeo explicando a história do castelo e das batalhas por ali vividas.

 

10) HOHES SCHLOSS - FUSSEN - ALEMANHA

 O Hohes Schloss (Castelo Alto) era a antiga residência de verão dos príncipes-bispos de Augsburg.

Fussen é a principal cidadezinha escolhida pra pernoitar quando se vai visitar o castelo de Newschenstein. Mas tem muito mais pra ver. É uma graça!

E o Castelo Alto é uma delas, com essa pintura em 3D das molduras das janelas, além da coleção de obras de arte gótica e renascentinta.

 

11) Schloss Friedrichstein - Bad Wildungen - ALEMANHA

Antiga sede dos Condes e Príncipes de Waldeck, construído no século 17.

Foi usado como centro de treinamento durante a Segunda Guerra e hoje abriga um museu com coleções militares e de caça.

Dizem ter sido inspiração para os irmãos Griim no conto da Branca de Neve. A filha do conde que morava lá, tinha uma madrasta rígida e morreu envenenada.

Além disso, cerca de 12Km dali, existia uma mineradora de cobre, onde os mineradores trabalhavam agachados devido a mina ser muito baixa (anões?).

 

12) Dornröschenschloss - Sababurg - ALEMANHA

Inicialmente era chamado Zappenburg, construído a partir de 1334 pelos bispos para proteger os peregrinos.

Hoje transformado em hotel de luxo, é conhecido como o Castelo da Bela Adormecida.  Com vários detalhes românticos e lúdicos, inclusive com apresentações periódicas do conto.

 

13) Trendelburg - ALEMANHA

Mais uma inspiração, conforme contam, para os irmãos Grimm. Na torre de 38 metros teria vivido Rapunzel.

O castelo que recebeu o nome da aldeia Trende, foi construído a partir de 1300 para proteger a estrada de Kassel a Bremen. Passou por vários momentos, inclusive incêndios e ocupação de croatas e franceses.

Hoje você pode visitar, se hospedar e até realizar seu casamento lá!

 

14) Drachenburg - Castelo do Dragão - DRACHENFELS - ALEMANHA

Esse é um dos mais novos, apesar de chamado de Castelo, está muito mais para palácio.

Para realização do sonho de um banqueiro, foi construído em 1884 às margens do Rio Reno! Apesar da construção em apenas dois anos, o banqueiro não chegou a residir no castelo.

Ao longo dos anos foi escola cristã, internato, e até escola nazista, quando a elite nazista se instalou por lá na Segunda Guerra.

Hoje é aberto ao público e garanto que você não vai se arrepender de conhecer esse lugar lindo! Clica na foto pra ver como foi nossa visita!

 

15) Schloss Nyphemburg - Munique - ALEMANHA

Em português: Castelo das Ninfas. Foi um presente dos príncipes Fernando e Henriqueta ao filho Maximiliano em 1964. Imaginem que era comum construir palácios para presentear a família!

Depois serviu de residência de verão da família real da Baviera. Foi lá que nasceu o famoso rei Ludwig, o rei louco, que construiu o Neuschwanstein. 

Fica em Munique, só um pouco afastado do centro da cidade. Um bom passeio com muita área verde e afrescos no museu dentro do castelo. Você pode até visitar o quarto do rei Ludwig.

 

16) Alcázar - Toledo - ESPANHA

O Palácio de Alcázar constitui uma das paisagens mais lindas da Europa, juntamente com o rio Tejo! Pode ser visto a quilômetros de distância.

Foi construído no século III pelos romanos. 

É um passeio imperdível se voce estiver em Madri! Incluisve dá pra ir de trem, a cerca de 40 minutos de viagem.

17) Palácio dos Papas - Avignon - FRANÇA

Ao mesmo tempo fortaleza e palácio, durante o século XIV,  foi a sede da cristandade do Ocidente, tornando-se residência dos papas em 1309, já que o papa Clemente V não queria voltar para Roma.

Lá foram realizados vários conclaves até 1394. 

Foi saqueado durante a Revolução Francesa e local de massacre dos contrarrevolucionários.

Em 1906, tornou-se num museu nacional aberto ao público.

  

18) Louvre - FRANÇA

Você com certeza ja ouviu falar do Museu do Louvre, mas já parou para pensar que antes de ser museu ele era um palácio? 

Como como fortaleza no ano 1190, para proteção do rei Filipe Augusto. Quando a monarquia se estabeleceu em Paris, o Louvre foi ampliado para acomodar toda a corte.

Foi lá que Napoleão Bonaparte casou e foi responsável por muitas obras de artes trazidas de suas conquistas (saques) militares.

 

19) Versailhes - FRANÇA

O Palácio de Versalhes, na França é um exemplo de palácio, que foi construído durante o reinado de Luís XIV.

Além de ter servido como residência dos reis franceses nos séculos XVII e XVIII também foi um grande símbolo de riqueza e de poder.

 

20) Tomar Templarios - PORTUGAL

A Ordem dos Templários estabeleceu-se em Portugal no séc. XII, para ajudar os primeiros reis portugueses na Reconquista Cristã e continuar as Cruzadas.

Era o mais moderno recurso militar do reino. Mas o ordem do Templo foi extinta em 1314 e anos depois foi formada uma nova ordem, a Milícia dos Cavaleiros de Cristo, tornando o Castelo de Tomar em Convento. 

É um lugar incrível que precisa entrar no seu roteiro por Portugal!

 

21) Heildelberg - ALEMANHA

Hoje chamado de Palácio, mas era um castelo fortificado. Construído por volta do ano 1300, foi usado pela maioria do prícipes eleitores.

Hoje praticamente em ruínas, já que passou por várias guerras e foi atingido duas vezes por raios.

Mas ainda há partes internas inteiras pra visitar. Por exemplo, é la que fica o  maior barril de vinho do mundo! Com 7 metros de altura e capacidade pra 220mil litros de vinho. Além de beberem muito, era usado para guardar o dízimo em forma de vinho que os produtores da região pagavam.

 

22) Óbidos - PORTUGAL

Na cidade de Óbidos, em Portugal, é possível se hospedar na charmosa Pousada Castelo de Óbidos.

Há apenas 9 quartos disponíveis, fazendo com que seja uma hospedagem intimista, além de muito charmosa. classificado como uma das 7 maravilhas de Portugal

 

23) Alcácer do Sal - PORTUGAL

O castelo, hoje pousada, fica em Setúbal, região do Alentejo.

A região sempre foi muito rica pela exploração do sal, muito disputada por muçulmanos e cristãos. 

Com o apoio dos Cruzados, em 1217, D Afonso II reconquistou o local.

O mais interessante de visitar esse castelo é que embaixo dele existe uma cripta arqueológica com 27 séculos de história, só descoberta nos anos 90. São achados da idade do Ferro, da era romana, da ocupação ibérica... vale muito a pena a visita!

Sobre a hospedagem, preciso dizer que foi uma das melhores da nossa vida! Quartos enormes, com decoração linda, digna de um castelo! 

 

24)Chillon - Suíça

Um dos lugares mais visitados da Suíça.

Fica numa das margens do Lago Léman, em Veytaux, e parece flutuar na água cristalina!

Durante 4 séculos foi residência e estação aduaneira da família dos condes de Sabóia.

Há quem diga que a Disney se inspirou nele como castelo do príncipe Eric no desenho da Ariel, a Pequena Sereia! 

 

25) Praga - REPÚBLICA CHECA

Clicando na foto abaixo, te mostro bem explicadinho como chegar de metrô/bonde na entrada do castelo de Praga!

Considerado o maior complexo de castelo do mundo, na verdade não é só um castelo e sim um conjunto de construçõies, palácios, igrejas, comérico, casas, ruelas, jardins, a linda catedral de Sao Vito.... como se fosse uma cidade dentro da outra.

Foi lar dos governantes checas, inclusive com banquetes no incrível salão Vladislav, que é onde atualmente acontece a eleição para presidente.

 

26) Chambord - FRANÇA

Chambord com certeza é um dos castelos mais famosos, principalmente por sua arquitetura renascentista e a localização no Vale do Loire.

Começou a ser construído em 1519, com o Rei Francisco I, que era próximo de Leonardo da Vinci. Mas foi Luis XIV, 163 anos depois (!), que finalizou a obra. 

Durante a II Guerra Mundial o castelo foi fechado e passou a abrigar milhares de obras de arte retiradas de museus, incluindo  a Monalisa (La Gioconda) de Leonardo da Vinci.

Esse tem um significado especial pra gente porque conhecemos durante nossa lua-de-mel.

 

27) Palácio do Príncipe de Mônaco

Foi fundado como fortaleza da República de Gênova em 1911. Desde o fim do século XIII é o lar da dinastia Grimaldo, que capturou o rochedo de Monaco em 1297.

Hoje o palácio de Mônaco é casa do filho e sucessor do Príncipe Rainier III, o Príncipe Alberto II. 

É a sede do governo monegasco, mas também abriga os eventos importantes da família Grimaldi, como festas de nascimentos e casamentos.

Comentários

Fernanda Scafi comentou:
"Eu AMO castelos rs adorei a seleção deste post - conheço alguns de Portugal, Alemanha, França, mas tem vários outros que estão na minha listinha ainda. o Burg Hohenzollern é bonito, mas eu acho que a vista dele de longe é mais bonita do que o castelo em si. Entre os q vc comentou, eu sinceramente não curto mto o de Praga justamente por não ser um castelo único - é um complexo com igreja, palácios etc, mas não é uma coisa só lindo visto de longe - estranho, sei lá rs Mas acho a Alemanha imbatível nesse item (Neuschwanstein e muitos outros Nymphenburg, Sigmaringen, Herrenchiemsee etc), e aliás, a Dinamarca tb é um país com castelos de conto de fadas!"

UmDiaEm:

sério? Ahh colocando Dinamarca nos próximos roteiros em 3,2,1...

Marcela M comentou:
"Nossa, cada castelo lindo! Adoro visitar castelos também quando viajo. Um dos que mais gostei da lista foi o Santo Ângelo em Roma ;) "

Bruna Barbosa comentou:
"Eu também adoro conhecer castelos pelo mundo! Ainda não conheço vários da sua lista e um que não vi aqui e amo porque tem a vista mais linda de Lisboa é o Castelo de São Jorge!"

Cloe Miranda comentou:
"Uau, fiquei encantada com a quantidade de castelos que já visitou! Amei, já peguei inspiração para minhas próximas viagens! Gostei demais."

Cintia Grininger comentou:
"Quantos castelos lindos! Conheço alguns na Alemanha, o Louvre e Praga, mas fiquei muito curiosa para conhecer os de Portugal (aliás, nem imaginava que havia tantos castelos em Portugal!)"

Sandro Luis comentou:
"Nossa! Não fazia idéia das diferenças entre castelos e palácios. Quantas visitas incríveis!"


Comente: