Traduzir:
Castelos que vimos pelo mundo!

Castelos que vimos pelo mundo!


Postado em Europa - Alemanha, Espanha, França, Itália, Londres, Portugal, República Tcheca, Suíça, em 30/Setembro/ | 65 Visualizações


Quem nos acompanha, sabe que sou a louca dos castelos kkkk

Onde vamos, sempre procuro saber se há algum castelo ou palácio pra encaixar na viagem!

Aqui uma lista dos que já vimos! Clique nas fotos pra ver o post da visita.

 

Mas, primeiro, você sabe a diferença entre castelo e palácio?

Os castelos são construções fortificadas e muito grandes da Idade Média, que serviam de residência real, mas tinham objetivo principal de servir de proteção, não necessariamente um lugar glamoroso, como os palácios.

São na maioria rurais, ficam no alto, com muralhas, torres e fossos.

Muitos se transformaram em museus e podem ser visitados. Outros foram destruídos e hoje sobraram apenas ruínas ou muralhas.

Não se engane: Existem as fortalezas, que parecem um castelo, por causa das muralhas, mas serviam apenas para defesa, sem nenhum morador nobre.

 

Já os palácios eram casas residenciais da realeza. Realmente fazem jus ao nosso imaginário de nobreza. Construções luxuosas que existem desde o Império Romano, com foco na ostentação.

Os palácios são na maioria urbanos, com grandes salões, afrescos e jardins. O nome palácio vem do latim palazzo, nome que recebiam as residências dos imperadores no Monte Palatino, em Roma.

Como são da época pós Idade Média, já não era mais necessário ter muralhas, fossos, etc. 

Há um tipo diferente de palácio, chamado Chateau, que é uma moradia luxuosa mas não fica próxima da cidade, sempre num local mais afastado. Era onde os nobres iam para se afastar e relaxar.

 

 

1) CASTELO DOS MOUROS - PORTUGAL

O Castelo dos Mouros (oficialmente castelo de Sintra) é uma fortificação do século X, período em que os Mouros ocuparam a Península Ibérica.

 

2) PALÁCIO DA PENA - PORTUGAL

Esse lindo lugar foi construído em 1839 a pedido do Rei D. Fernando II, transformando em palácio as ruínas do Monastério de Nossa Senhora da Pena.

O Palácio da Pena serviu em diversos momentos como residência de verão da família real portuguesa. Por isso cada pedacinho dele tem um estilo.

 

3) NEUSCHWANSTEIN - ALEMANHA

Castelo de Neuschwanstein foi construído no século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, na Baviera, já pertinho da fronteira com a Áustria.

Foi construído por Luís II num estilo fantástico, servindo de inspiração para Walt Disney no Castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney. 

Repare que apesar de chamado de castelo é, na verdade, um palácio. Saiba mais clicando na foto.

 

4) CASTELO DE HOHENZOLLERN - ALEMANHA

Mais um exemplo de lugar que chamamos de castelo mas é um palácio, onde morava a família Hohenzollern, governantes da Prússia.

Fica em Baden-Wurttemberg, a 70Km de Stuttgart. A visão dele de lá da estrada é incrível! Veja no post clicando na foto.

É um dos mais visitados da Alemanha, com mais de 300mil visitantes por ano.

 

5) LICHTENSTEIN - ALEMANHA

Esse, sem dúvida, foi o mais impressionante que vimos! Principalmente por ficar literalmente pendurado no penhasco, a mais de 800 metros acima do nível do mar!

Fica a 215Km de Munique e 60Km de Stuttgart.

O que vemos hoje é uma versão construída em 1840 em cima da antiga fortaleza medieval de uma família de cavaleiros nobres da região.

 

6) PALÁCIO QUELUZ - PORTUGAL

Em 1747, o Príncipe Don Pedro, (futuro rei D. Pedro III) ampliou o então “Palácio Velho”. Quando se casou com D Maria I, ampliaram mais uma vez dando ainda mais aspecto de nobreza ao palácio. Era o local de lazer da família real, com vários salas de recepção, epaçco para corrida de cavalos, exibição de fogos de artifício, serenatas, etc

Em 1794 um incêndio destruiu o palácio oficial e então Queluz passou a ser residência permanente da Família Real, inclusive da rainha D. Maria I já viúva e dos Príncipes Regentes D. João VI e Carlota Joaquina.

O palácio foi habitado permanentemente até a partida da Família Real para o Brasil na época da invasão napoleônica em 1807.

 

7) Castel Nuovo - Nápoles- ITÁLIA

Esse castelo fica bem na cidade, coladinho ao porto de onde saem os barcos pra Ilha de Capri.

Foi construído a partir do ano 1279 para residência de Carlos I, rei de Nápoles e da Sicília, passando pelas próximas gerações. 

Após os saques de Napoleão, passou a ter função de fortaleza.

 

8) Castelo de Santo Ângelo - Roma - ITÁLIA

Impossível visitar Roma e não ver o Castelo de Santo Angelo!

Se voce visitar o Vaticano, é só continuar pela Via della Concilliazione que logo estará num dos principais cartões postais da minha cidade preferida no mundo!

Construído no ano 135 como mausoléu do Imperador Adriano, passou a ser uma das principais fortalezas dos papas na época medieval.

A estátua do Anjo Grabiel foi colocada após o Papa Gregório I afirmou ter visto o arcanjo em cima do castelo, indicando o fim da epidemia de peste que assolava Roma. 

Aproveite pra conhecer a linda Ponte Santo Angelo, sobre o rio Tibre. Se você viu o filme Anjos e Demônios, com certeza vai reconhecer esse lugar!

 

9) Castelo Maria da Feira  - PORTUGAL

 

10) HOHES SCHLOSS - FUSSEN - ALEMANHA

 O Hohes Schloss (Castelo Alto) era a antiga residência de verão dos príncipes-bispos de Augsburg.

Fussen é a principal cidadezinha escolhida pra pernoitar quando se vai visitar o castelo de Newschenstein. Mas tem muito mais pra ver. É uma graça!

E o Castelo Alto é uma delas, com essa pintura em 3D das molduras das janelas, além da coleção de obras de arte gótica e renascentinta.

 

 

11) Schloss Friedrichstein - Bad Wildungen - ALEMANHA

Antiga sede dos Condes e Príncipes de Waldeck, construído no século 17.

Foi usado como centro de treinamento durante a Segunda Guerra e hoje abriga um museu com coleções militares e de caça.

Dizem ter sido inspiração para os irmãos Griim no conto da Branca de Neve. A filha do conde que morava lá, tinha uma madrasta rígida e morreu envenenada. Além disso, cerca de 12Km dali existia uma mineradora de cobre, onde os mineradores trabalhavam agachados por a mina era muito baixa.

 

12) Dornröschenschloss - Sababurg - ALEMANHA

Incialmente era chamado Zappenburg, construído a partir de 1334 pelos bispos para proteger os peregrinos.

Hoje transformado em hotel de luxo, é conhecido como o Castelo da Bela Adormecida.  Com vários detalhes românticos e lúdicos, inclusive com apresentações periódicas do conto.

 

13) Trendelburg - ALEMANHA

Mais uma inspiração, conforme contam, para os irmãos Grimm. Na torre de 38 metros teria vivido Rapunzel.

O castelo que recebeu o nome da aldeia Trende, foi construído a partir de 1300 para proteger a estrada de Kassel a Bremen. Passou por vários momentos, inclusive incêndios e ocupação de croatas e franceses.

Hoje você pode visitar, se hospedar e até realizar seu casamento lá!

 

14) Drachenburg - Castelo do Dragão - DRACHENFELS - ALEMANHA

Esse é um dos mais novos, apesar de chamado de Castelo, está muito mais para palácio.

Para realização do sonho de um banqueiro, foi construído em 1884 às margens do Rio Reno! Apesar da construção em apenas dois anos, o banqueiro não chegou a residir no castelo.

Ao longo dos anos foi escola cristã, internato, e até escola nazista, quando a elite nazista se instalou por lá na Segunda Guerra.

Hoje é aberto ao público e garanto que você não vai se arrepender de conhecer esse lugar lindo! Clica na foto pra ver como foi nossa visita!

 

15) Munique - ALEMANHA

 

16) Toledo - ESPANHA

17) Avignon - FRANÇA

18) Louvre - FRANÇA

 

19) Versailhes - FRANÇA

O Palácio de Versalhes, na França é um exemplo de palácio, que foi construído durante o reinado de Luís XIV.

Além de ter servido como residência dos reis franceses nos séculos XVII e XVIII também foi um grande símbolo de riqueza e de poder.

 

20) Tomar Templarios - PORTUGAL

A Ordem dos Templários estabeleceu-se em Portugal no séc. XII, para ajudar os primeiros reis portugueses na Reconquista Cristã e continuar as Cruzadas.

Era o mais moderno recurso militar do reino. Mas o ordem do Templo foi extinta em 1314 e anos depois foi formada uma nova ordem, a Milícia dos Cavaleiros de Cristo, tornando o Castelo de Tomar em Convento. 

É um lugar incrível que precisa entrar no seu roteiro por Portugal!

 

21) Heildelberg - ALEMANHA

 

22) Óbidos - PORTUGAL

Na cidade de Óbidos, em Portugal, é possível se hospedar na charmosa Pousada Castelo de Óbidos.

Há apenas 9 quartos disponíveis, fazendo com que seja uma hospedagem intimista, além de muito charmosa. classificado como uma das 7 maravilhas de Portugal

 

23) Alcácer do Sal - PORTUGAL

 

24)Chillon - Suíça

Um dos lugares mais visitados da Suíça.

Fica numa das margens do Lago Léman, em Veytaux, e parece flutuar na água cristalina!

Durante 4 séculos foi residência e estação aduaneira da família dos condes de Sabóia.

Há quem diga que a Disney se inspirou nele como castelo do príncipe Eric no desenho da Ariel, a Pequena Sereia! 

 

25) Praga - REPÚBLICA CHECA

Clicando na foto abaixo, te mostro bem explicadinho como chegar de metrô/bonde na entrada do castelo de Praga!

Considerado o maior complexo de castelo do mundo, na verdade não é só um castelo e sim um conjunto de construçõies, palácios, igrejas, comérico, casas, ruelas, jardins, a linda catedral de Sao Vito.... como se fosse uma cidade dentro da outra.

Foi lar dos governantes checas, inclusive com banquetes no incrível salão Vladislav, que é onde atualmente acontece a eleição para presidente.

 

26) Chambord - FRANÇA

 

27) Monaco

Comentários

Sandro Luis comentou:
"Nossa! Não fazia idéia das diferenças entre castelos e palácios. Quantas visitas incríveis!"


Comente: