Seguro Viagem Geral 1
Traduzir:

Roteiro de 2 dias em Atenas


Postado em Europa - Grécia, em 02/Setembro/ | 9 Visualizações


Acrópole de Atenas

Essa provavelmente é a principal atração de Atenas: a Acrópole mais famosa do mundo. A palavra significa cidade alta, construída como proteção contra invasores, sempre fortificada. Fica numa colina a 150 metros de altitude e data de por volta de 450 a.C. Sim, a Acrópole é tudo o que a gente imagina da Grécia Antiga. As construções já passaram por diversas guerras e adversidades e só estão ali graças a um exaustivo trabalho de restauração, que ainda deve durar alguns anos.

Acrópole significa cidade alta, por isso pode ser vista de quase toda a cidade. Trata-se do sítio arqueológico mais importante do mundo grego e lugar de culto a deusa Atena, protetora da cidade. A construção mais famosa dele é o Templo de Parthenon (aquele que sempre vem a nossa cabeça quando pensamos em Grécia), mas tem muito mais para se ver lá: O teatro Herodes Atticus, o teatro de Dionísio, o templo de Athena Nike e o templo Erechtheion, além da linda vista da cidade que se tem lá de cima! Para chegar lá é só descer na estação de metrô Akropolis da linda 2 e seguir as placas saindo da estação. Os preços e horários de visitação estão no site  http://odysseus.culture.gr/h/3/eh355.jsp?obj_id=2384 .

Entre as construções mais famosas estão o Partenon, aí da foto de cima, que é o templo principal de Atenas, dedicado à deusa padroeira da cidade; o Erecteion, o templo que tem aquelas estátuas femininas como colunas, as Cariátides; e o Templo de Atena Niké, também dedicado à deusa. E tem ainda o Propileu, que é um grande portal que dá entrada para essa parte sagrada da Acrópole. Além disso, da entrada até o topo ficam o Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, de 500 a. C, e o Odeão de Herodes Ático, construído em 161 d.C. e até hoje utilizado para festivais.

A entrada para a Acrópole custa 30 euros e inclui também as atrações numeradas de 3 a 5 neste post (você pode pagar €20 para apenas a Acrópole). Você tem 4 dias para visitar tudo, se quiser. Além disso, estudantes de países da União Europeia e menores de 18 anos não pagam nada (eu, que fazia mestrado em Portugal, tive esse direito). Estudantes de outros países pagam meia-entrada.

Fica aberta diariamente, de 8h às 20h. Durante o período da manhã fica bem mais cheio. Eu fui por volta de 15h30 e não peguei fila nenhuma na entrada. Num dia de muito calor, recomendo que você vá por volta das 17h.

 

 

Museu da Acrópole

A visita ao Museu da Acrópole sem dúvida complementa muito o passeio anterior. Nesse museu, inaugurado em 2007, estão várias peças, esculturas e artefatos recuperados e restaurados, além de explicações, modelos e filmes contando melhor a história e a arte por trás dos monumentos. Sem dúvida, as peças mais impressionantes do museu são as seis Cariátides originais. O museu, inclusive, deixa um espaço vazio para a coluna faltante, que está no Museu Britânico.

A entrada custa 5 euros e você pode conferir os horários de abertura no site oficial. No terraço do segundo andar do museu fica um café/restaurante com uma vista espetacular da Acrópole. Vale a pena dar uma paradinha lá.

 

 

Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano

 

Perto dos Jardins Nacionais fica o Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano. Esse é um dos maiores templos dedicados a Zeus. A construção começou em 512 a.C, mas só foi completada mais de 600 anos depois, em 125 d.C, pelo Imperador romano Adriano. A entrada está incluída no ticket da Acrópole. Se você só quiser entrar nesse templo, custa 2 euros. Fica aberto de 8h às 20h.

O Arco, que fica do lado de fora do complexo do templo, foi construído por volta de 130d.C, em homenagem ao imperador, num estilo que lembra muito os outros arcos do triunfo romanos.

 

Ágora Romana e Biblioteca de Adriano

Esses dois monumentos ficam atrás da praça Monastyraki. A Ágora Romana foi construída entre 19 e 11 a.C, com doações de Julio Cesar e Augusto. Mais tarde, devido a invasões de inimigos, substituiu a antiga Ágora como centro administrativo e comercial.

Já a Biblioteca de Adriano foi construída pelo Imperador Adriano, em 132 d.C., e destruída nessas mesmas invasões. Foi reconstruída só para séculos mais tarde ser transformada com as invasões da Igreja Católica e a chegada dos turcos. O ticket para essas atrações está incluído no ingresso para a Acrópole.

 

Praça Syntagma

A principal praça de Atenas, onde fica o Parlamento Grego e onde a população do país costuma se reunir para protestar. Além dessa praça estar no centro de tudo e dali ser possível caminhar para qualquer uma das atrações desta lista, vale a pena dar uma olhada na troca da guarda, que é bem diferente, com os guardinhas, chamados Evzones, que usam uma roupa grega típica (e bem engraçada).

A troca acontece a cada hora. Tome cuidado para não ficar no caminho deles, porque acredite, você será atropelado.

 

 

 Monte Licabeto e Kolonaki

Kolonaki é o bairro mais chique de Atenas, cheio de boutiques famosas, bares e restaurantes charmosos. Enfim, é onde a população rica da cidade mora. E é lá que fica o Monte Licabeto, que oferece, na minha opinão, a vista mais bonita da cidade. Lá de cima dá para ver toda Atenas, incluindo o mar Egeu, no fundo.

O monte tem 277 metros de altura e é o ponto mais alto da cidade. Lá no topo há uma pequena igreja, um bar e um restaurante. Eu aproveitei para tomar uma cerveja e comer um souvlaki.

Para chegar ao topo, você pode ir a pé ou pegar um funicular. Eu subi com o funicular e desci a pé, para apreciar a vista. Você encontra a estação na Rua Aristippou.

 

 

Monastiraki e Psirri

Monastiraki é uma das principais praças de Atenas, muito movimentada, onde você vai encontrar uma igreja ortodoxa e um famoso mercado de pulgas. É um bom lugar para quem quer comprar suvenires, mas se prepare para o assédio de ambulantes no centro da praça e fique atento para não ser furtado.

Se você quiser fugir da confusão de Monastiraki, caminhe para Psirri. Esse antigo bairro industrial que foi tomado por bares e restaurantes é uma área interessante e agradável. E, o melhor, não é tão turístico, então os preços são amigáveis.

 

plaka

Plaka é provavelmente o bairro mais turístico de Atenas. Essa região, que fica no sopé da Acrópole, costumava ser o distrito turco da cidade. As pequenas ruas são fechadas para carros e formam um verdadeiro labirinto, subindo e descendo ladeiras. Por ali, há diversas lojinhas e restaurantes, servindo comidas e bebidas típicas – mas, como a maioria desses são feitos para turistas, os preços são mais elevados.

 

Vale a pena caminhar por toda extensão da principal rua do bairro, a Adrianou, não só para ver as cores e lojas, mas também porque essa é provavelmente a rua mais antiga de Atenas, que conserva o mesmo layout e uso desde a antiguidade.

EXPERIMENTAR O SUCO DE ROMÃ

A romã é uma fruta que vemos representada em diversas obras da Grécia Antiga no Museu da Acrópole e até hoje é um alimento muito comum por lá. Algo que vale a pena se experimentar é o suco de Romã (lá chamado de Pomegranede) um sabor único e delicioso, e algo muito comum na cultura grega

Comentários

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!


Comente: