Postado em Europa - Hungria, em 05/Janeiro/ | 2717 Visualizações
Budapeste sem dúvida é uma das cidades mais bonitas que conhecemos!
Fica no incrível leste Europeu e é a sexta cidade mais visitada da Europa. Muitas vezes combinada com Viena e Praga. Uma ótima sugestão de roteiro!
Os bairros Buda e Peste eram cidades diferentes, divididas pelo Rio Danúbio. Hoje as duas partes formam a cidade capital da Hungria.
Buda é mais histórica, com o complexo do Castelo de Buda e a incrível vista para o Parlamento (aquela famosa cena de Budapeste).
Peste é mais moderna, com vários pontos turísticos e coisas legais pra conhecer. Ali ficam as principais estações de metrô. Por isso nossa sugestão de hospedagem é no lado de Peste.
Escolhemos o Hotel Central Basílica, que fica bem no coração da cidade e foi excelente pra fazermos tudo à pé! A nova roda-gigante fica bem pertinho!
Difícil passar apenas um dia nesse cidade, porque são muitos pontos turísticos imperdiveis. Então aqui vai nossa sugestão de roteiro pra dois ou três dias em Budapeste, considerando que você está hospedado ou iniciará o roteiro no centro da cidade:
ROTEIRO DE BUDAPESTE
PRIMEIRO DIA EM BUDAPESTE
Bem na região central fica a principal igreja de Budapeste. Entre as relíquias expostas, está a mão direita do primeiro rei da Hungria.
Lembre-se de não ir de ombros de fora (leve um lenço se estiver calor para cobrir os ombros), pois eu mesma não pude entrar no primeiro dia por isso.
Endereço: Szent István tér 1, 1051
Metrô: linha 1 amarela - estação Bajcsy-Zsilinszky út
Horário: 9h às 19h (aos domingos abre 7h45)
Preço: Gratuito
2 - CAT CAFÉ
Nao tomou café ainda? Aproveite pra conhecer esse que é um dos maiores cafés com gatos do mundo! Fica bem próximo da Basílica, atrás dela.
Vou fazer um post especial pra contar tudinho dele! Se você, como nós, ama gatos, não deixe de conhecer!
Endereço: Révay u. 3, 1065
Metrô: linha amarela - estação Bajcsy-Zsilinszky út
Horário: 10h às 21
Preço: Entrada gratuita, veja o menu aqui.
3. THE FAT POLICEMAN STATUE
Volte para frente da Basílica e curta a praça Szent István tér
É lá que fica essa estátua de um policial gorducho, o Tio Karl.
Todo mundo passa a mão na grande barriga do policial, que está até brilhante por isso, pois uma lenda diz que se você esfregar sua mão lá não terá nenhum problema de peso e poderá experimentar todos os deliciosos pratos húngaros kkkk vai que né....
Endereço: Zrínyi u., 1051 (ao lado da Cafeteria Costa Coffee)
Horário: 24 horas
Preço: Gratuito
4. PARLAMENTO HÚNGARO
O local mais fotografado de Budapeste (com certeza você já viu alguma foto) é onde fica a Assembléia Nacional da Hungria.
O edifício neogótico, construído entre 1885 e 1896, com 40Kg de ouro em tetos e esculturas, tem tours guiados para conhecer o interior.
Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3, 1055
Metrô: Linha 2 vermelha - estação Kossuth Lajos tér
Horário: Exterior - 24 horas / Interior - das 9h às 17h - confira o último horário e o idioma
Preço: Exterior - gratuito / Interior - 5800 HUF – compre seu ticket neste link
5. MEMORIAL DOS SAPATOS NO DANÚBIO
Bem pertinho do Parlamento, fica o memorial para homenagear os judeus mortos pelos fascistas do Partido da Cruz Flechada durante a Segunda Guerra Mundial.
Os sapatos eram algo muito caro na época. E os judeus eram obrigados a tirar seus sapatos antes de serem assassinados por tiros, caindo no rio Danúbio para que a água levasse seus corpos embora.
End: Id. Antall József rkp., 1054
Metrô: Linha 2 vermelha - estação Kossuth Lajos tér
Horário: 24 horas
Preço: gratuito.
6 - PONTE DAS CORRENTES
A Ponte Széchenyi das Correntes é a mais famosa de Budapeste, ligando os lados de Buda e Peste através do Rio Danúbio.
Ela é uma ponte suspensa de 375 metros de comprimento e feita de ferro fundido, com enormes leões nos pilares das entradas.
A ponte tem o nome do Conde István Széchenyi, principal defensor de sua construção. Sua inauguração foi de enorme importância na vida econômica, social e cultural do país.
A ponte foi aberta em 1849, após a Revolução Húngara de 1848, tornando-se a primeira ponte permanente na capital húngara.
Na Segunda Guerra Mundial, foi explodida pelos alemães que se retiravam durante o cerco de Budapeste, sendo reconstruída e reaberta em 1949.
O Castelo de Buda é um palácio histórico e lar dos reis húngaros. Desde 1987 faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO.
O primeiro palácio foi concluído em 1265, mas o que vemos hoje não é a versão original, já que foi destruído no grande cerco de 1686, quando Buda foi capturada por forças cristãs aliadas.
O palácio de hoje foi finalizado em1769 e foi a sede do regente do Reino da Hungria, Miklós Horthy, entre 1920 a 1944. Na segunda guerra foi bastante deterioriado.
Hoje dentro dele fica o Museu de História de Budapeste, com acervo desde as origens da cidade até o final da era comunicas, e também a Galeria Nacional Húngara.
Endereço: Szent György tér 2, 1014, Budapeste, Hungria
Horários: Museu da História de Budapeste: de terça a domingo de novembro a fevereiro de 10h às 16h / de março a outubro de 10h às 18h
Galeria Nacional Húngara: de terça a domingo de 10h às 18h
Preço: Museu da História de Budapeste: HUF 2.000
Galeria Nacional Húngara: HUF 1.800
8. MARCO ZERO e FUNICULAR
Para chegar na parte alta da colina de Buda (e ver o castelo), uma das opções de chegar até ele é pegar um funicular (ida: HUF 1.200 / ida e volta: HUF 1.800). Mas você também pode ir de escada.
E bem em frente ao funicular fica o Marco Zero da cidade.
9. BASTIÃO DOS PESCADORES
Não imaginávamos que este lugar seria tão incrível. O Bastião dos Pescadores é uma estrutura construída entre 1895 e 1902 com o objetivo de celebrar o aniversário de mil anos do país.
Ele tem esse nome porque ali ficava o mercado de peixes no local.
As 7 torres representam as 7 tribos fundadoras da Hungria.
O melhor de tudo ssão as vistas a partir do bastião. como o Rio Danúbio cortando a cidade e uma visão panorâmica do edifício do Parlamento (é partir dali aquela foto de Budapeste que a gente sempre vê).
Endereço: Szentháromság tér, 1014, Budapeste, Hungria
Horários: diariamente de 9h às 23h
Entrada: gratuita
A Igreja de Mathias é a mais importante igreja de Buda.
Além do interior, o telhado é lindo demais!
Foi construída em 1015 por Santo Estêvão, rei da Hungria. O nome original era Igreja da Virgem Maria.
Foi restaurada no no final do século XIX, quando recebeu o nome do Rei Mathias e teve a torre reformada, atingindo 80 metros de altura.
A igreja foi cenário de várias coroações, incluindo Charles IV em 1916 (o último rei de Habsburgo), e também o local dos dois casamentos do rei Mathias.
Endereço: Úri u. 9, 1014, Budapeste, Hungria
Horários: de segunda a sábado de 9h às 17h / domingo de 13h às 17h (os horários podem variar – consulte o site oficial para informações diárias)
Entrada: HUF 1.500
Torre: HUF 1.500 | a cada hora entre 10h e 17h | máximo de 15 pessoas por tour
ROTEIRO DE BUDAPESTE
SEGUNDO DIA EM BUDAPESTE
1 .CASAS DE BANHOS TERMAIS
Budapeste foi chamada pelos romanos de Aquincum, pela grande quantidade de fontes de águas termais na região. Os húngaros adoram essa experiência com águas quentinhas!
Comece o segundo dia relaxando em alguma das famosas casas de banhos termais, do jeito que os locais mais curtem os fins de semana.
Nós escolhemos o Széchenyi Thermal Bath. Ele é o maior banho termal da Europa e acho o mais bonito também. Foi inaugurado em 1913.
São 18 piscinas, sendo 15 cobertas. A que mais faz sucesso é a descoberta com uma corrente de hidromassagem no meio. É divertido!
A maioria das piscinas é de água quente, chegando até 40 graus! Mas também tem frias, para os dias de mais calor. O legal é ir mudando de uma pra outra.
Tem uma lanchonete com lanches simples e bebidas, mas você também pode levar sua própria comida/bebida. Só nao pode consumir nada de dentro das piscinas (levei uma bronca por estar com uma cerveja na mão, sentada na beira da piscina externa...).
Também é proibido fumar em todos os lugares.
Se precisar, pode alugar toalhas e acessórios.
Endereço: Széchenyi Thermal Bath (Állatkerti krt. 9-11, 1146)
Metrô: linha amarela - Széchenyi fürdö ou estação Hosök tere (se quiser passar pela praças dos Herois primeiro)
Horário: 6h às 22h (a última entrada deve ser até as 18h)
Café ao lado da piscina externa: 10h às 19h
Preço: 23 Euros pelo dia todo, com direito ao aluguel de uma cabine pra se trocar e guardar suas coisas (utilizamos e foi ótimo).
Outras casas de banho legais:
2. PRAÇA DOS HERÓIS
Saindo do Széchenyi, caminhe pela Praça dos Heróis, que é a maior praça de Budapeste. Dá pra passar um tempão por lá.
Foi inaugurada em 1896 para marcar o aniversário de mil anos da Hungria.
Fica numa das pontas da importante avenida Andrássy, e está rodeada por edifícios importantes, como o incrível Museu das Belas Artes, o Museu de Arte, o Museu de Agricultura, que fica no lindo Castelo de Vajdahunyad, a ponte Széchenyi Lánchíd....
No centro da parte principal tem um grande pilar com o arcanjo Gabriel no topo.
Metrô: linha amarela - estação Bajcsy-Zsilinszky út
Horário: 10h às 21
Preço: Entrada gratuita
3. AVENIDA ANDRÁSSY
Voltando do Széchenyi Thermal, descemos na estação para
A Andrássy (Terézváros – Distrito VI) costuma ser comparada a Champs Élysées, já que é bem larga e com várias lojas chiques. Além das várias lojas de luxo é lá que fica a Ópera de Budapeste.
Vale lembrar que a moeda oficial da Hungria não é o euro, mas sim o florim húngaro (HUF).
Impossível não se emocionar com o Museu Casa do Terror, que retrata períodos sangrentos da história húngara. Fundado em 2000, ele possui exposições relacionadas aos regimes fascistas e comunistas na Hungria do século XX e também é um memorial para as vítimas desses regimes, que foram detidas, interrogadas, torturadas e mesmo mortas no prédio pelo Partido da Cruz Flechada e pela Agência de Proteção do Estado. A exposição é incrível, com videos, diversos objetos e muitas informações históricas.
Endereço: Andrássy út 60, 1062, Budapeste, Hungria
Horários: de terça a domingo de 10h às 18h / fechado às segundas-feiras
Entrada: HUF 2000
5. GRANDE SINAGOGA DE BUDAPESTE
De 1859, a Grande Sinagoga de Budapeste é a maior sinagoga da Europa e segunda maior do mundo!
Tem capacidade para 3 mil pessoas.
Foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial por ataques aéreos na ocupação nazista. A restauração só começou em 1991.
Endereço: Dohány u. 2, 1074, Budapeste, Hungria
Metrô: linha vermelha, estação Astoria
Horários: de março a outubro de domingo a quinta de 10h às 18h / sexta de 10h às 16h
de novembro a fevereiro de domingo a quinta de 10h às 16h / sexta de 10h às 14h
sempre fechada de sábado
Preço: HUF 3.000
6. CAFÉ NOVA YORK
Termine seu roteiro em grande estilo no famoso Café Nova York.
Chegue cedo, porque a fila é grande! Mundialmente conhecido, o New York Cafe Budapest foi considerado em 2011 como o café mais bonito do mundo!
Foi inaugurado em 1894, mas ficou muito destruído durante a Segunda Guerra. Só em 2006 foi restaurado e reaberto.
Vale muito a pena colocar no seu roteiro!
Endereço: Erzsébet krt. 9-11, 1073
Metrô: Linha vermelha, estação Blaha Lujza tér
Horário: 8h às 24h
ROTEIRO DE BUDAPESTE
TERCEIRO DIA EM BUDAPESTE
Se você tiver um terceiro dia em Budapeste, essas sugestões seguintes serão perfeitas:
1. COMPRAS - SOUVENIRS
o melhor lugar pra compras as lembrancinhas de viagem é na região das ruas Vaci U e Deack Ferenc U (a fashion street).
Além de muitas lojas de souvernirs legais, como nossas queridinhas Zara, Tommy, H&M, Desigual, Foot Loker, Pandora...
Comemos no Hard Rock de lá, bem no cruzamento dessa ruas.
2. FLIPPERMUZEUM
mais de 130 máquinas num espaço de 400 metros quadrados! Aberto desde 2014, é o maior museu interativo de máquinas pinball da Europat
Você curte fliperama? Meu marido ama! Eu curti demais também!
São mais de 130 máquinas num espaço de 400 metros quadrados, aberto em 2014.
Tem máquinas de várias décadas, mas não é simplesmente um museu, porque você pode brincar em todas! E sem ter que comprar fichas rs
Basta pagar a entrada e você pode curtir todos sem tempo limite pra ficar lá dentro. Veja detalhes no nosso post
Endereço: Radnóti Miklós utca 18, Budapeste, Hungria, 1137
Horário de Funcionamento: Quarta - Sexta: 16:30 às 24h00
Sábado: 14:00 às 24h00
Domingo: 10:00 às 22h00
Fechado de segunda e terça
Ingresso: HUF 3000 (menores de 26 e maiores de 62 anos, pagam HUF2000)
Obs: Abaixo de 14 anos só poderá entrar acompanhado de um responsável.
3. BUDAPESTE EYE (Ferris Wheel of Budapest)
Nova atração de Budapeste. Ótimo lugar para fazer a alegria da criançada. O valor do ingresso adulto e de 3.000,00 FL e crianças 1.500,00 FL
Budapest, Erzsébet tér 1051, 1051 Hungria
metrô: Linha amarela ou vermelha, estação Deák Ferenc tér
Seg a Quin 11h às 23h
Sex 12h à meia-noite
sáb 11h à meia-noite
dom 11h às 23h
Preço: adulto 3mil HUF ou 10Euros/ de 2 a 12 anos 1800HUF ou 6Euros / até 2 anos 300HUF ou 1Euro
4. SZIMPLA KERT
E se você for "xovem" curta a madrugada no mais famosinho bar em ruínas de Budapeste. Sim! Eles curtem esse estilo de bar/balada com decoração usando objetos antigos, paredes em ruínas, super alternativo.
Endereço: Kazinczy u. 14, 1075
Metrô: linha vermelha, estação Astoria
Horário: seg à quinta das 15h às 4h
sex e sáb das 12h às 4h
dom das 9h às 4h
menu: http://szimpla.eu/drinks-foods/drinks/szimplakitchen