Traduzir:
Savoca - Sicília (a verdadeira cidade do Poderoso Chefão)

Savoca - Sicília (a verdadeira cidade do Poderoso Chefão)


Postado em Europa - Itália, em 17/Fevereiro/ | 4172 Visualizações


 

Logo que saímos da Calábria e atravessamos de balsa para a ilha da Sicília, nosso primeiro desejo era conhecer uma cidade com o clima da trilogia Poderoso Chefão, que a gente tanto gosta!

Escolhemos Savoca, que foi o cenário de algumas cenas inesquecíveis do filme de 1971, como se fosse a cidade de Corleone.

Desembarcamos no porto de Messina. De lá até Savoca foram 44Km passando por estradinhas que nada lembravam as da bota.

 

Primeira parada foi no Bar Vitelli, que conserva a mesinha em que Michael Corleone "pede" pra namorar Apolonia ao senhor Vitelli.

 

Não espere muito pra consumir. Há apenas mesinhas simples ao ar livre, sob uma linda floreira.

O interior tem uma sala forrada de quadros com cenas do filme e objetos da época. No interior também fica uma pequena lojinha com camisetas, ímãs e outros objetos do bar.

 

O bar serve apenas algumas bebidas, incluindo vinho e leite de amêndoa siciliano. Tomei uma deliciosa granita de sorvete de limão com zibibbo pra refrescar

 

Na pracinha que fica em frente ao Bar Vitelli, há uma loja de souvenirs com coisas bacanas e outras tranqueirinhas.

Atravessando a praça você tem que tirar foto com a escultura em homenagem ao cineasta Frans Ford Coppola, aproveitando a excelente vista que se tem de lá.

 

Fomos então conhecer a igreja de San Nicolò, também dedicada a Santa Luzia, que fica numa encosta rochosa. 

 

 

Foi destaque na cena inesquecível do casamento de Michael com a jovem Apolônia.

 

No interior da igreja, além da imagem de São Nicolau, há um afresco moderno atrás do altar e uma estátua de prata de Santa Luzia (que teve seus olhos arrancados e é a santa padroeira da visão).

 

Mesmo pra quem não é tão fã de Poderoso Chefão, vale a pena conhecer esse charmoso lugar, que fica 300 metros acima do nível do mar.

Na época dos normandos, uma grande muralha foi construída com duas portas de entrada. Uma delas ainda existe no bairro de San Michele. É a Porta della Città (do século XII), com um arco pontiagudo em arenito.

 

 

Fizemos tudo em três horas, depois partimos pra Taormina.

Se tiver mais tempo aproveite pra conhecer a igreja de São Miguel (San Michele), o museu e as catacumbas do convento dos capuchinhos, que abriga uma coleção de corpos mumificados do século 18.

Todas as atrações são próximas, como você vê no mapinha abaixo. 

 

Veja nosso roteiro completo pela Costa Amalfitana e Sicília. Foram dias inesquecíveis!!

Viagem realizada em novembro de 2016.

Comentários

Luana Souza comentou:
"Nossa, eu me sentiria dentro de uma máquina do tempo visitando uma cidade assim. Amo esse tipo de arquitetura, mas o mais próximo que cheguei disso foi a cidade de Diamantina em Minas Gerais.
As fotos ficaram incríveis. É tão bom conseguirmos conhecer um lugar que sempre sonhamos. Parabéns por isso *-* agora quem ficou com vontade de conhecer a cidade fui eu também <3"

Luly Lage comentou:
"que arquitetura MARAVILHOSA tem Savoca! Como existem lugares extraordinários que passam completamente despercebidos na nossa vida: eu nunca tinha ouvido falar da cidade, nem mesmo por causa do filme! E ela parece encantadora... Achei linda essa escultura do Coppola, e a maneira como ela se integra ao cenário e contribui pra ele é de aquecer o coração!"

Thamires Kaled comentou:
"Que lugarzinho mais fofo e aconchegante! Tem muita cara mesmo de filmes antigos por conta da arquitetura. Alguns móveis também são tão vintage. A máquina de costura me fez lembrar do filme da Bela Adormecida bem antigo, acho que é de 1987. "

Imprevistos Musicais comentou:
"Eu AMO a Itália e morro do vontade de conhecer cada cantinho de lá.
Nunca assisti Poderoso Chefão mas adoro conhecer lugares que têm ligações com filmes e séries. Deve ser um passeio incrível!"

Stéfani Zimmermann comentou:
"Adorei, deve ter sido um passeio maravilhoso! Vou mostrar pro meu namorado que é super fã de Poderoso Chefão."

Malu Silva comentou:
"Adorei conhecer um pouco da cidade através do seu post, que me fez lembrar que eu preciso finalmente assistir O poderoso chefão! (não me julguem por nunca ter visto, hehe). Amei as fotos da cidade e os detalhes do post <3 "

Michelly Melo comentou:
"Oii! :)
A Itália é um dos países que eu ainda quero conhecer! Acho linda cidadezinhas assim que mantém a sua história. Parece ser o tipo de lugar que eu viveria a vida inteira sem reclamar haha. Espero conhecer algum dia!

Beijos"

Thiago Jesus comentou:
"Eu não curto muito esses passeios de cidades históricas, mas minha esposa adora, ela ia enlouquecer. Não tem restaurante na cidade? Quanto tempo demora pra chegar na cidade partindo de Milão? Vocês saíram da capital?"

Aline Dota comentou:
"Eu amo a Itália e esse roteiro do Poderoso Chefão me deixou com vontade de fazer também. Vou até mostrar para o meu marido pois, é o filme preferido dele. Adorei!"

Andrea Nogueira comentou:
"Que lugar lindo...muita vontade de conhecer e o seu relato aumentou isso em mim....Dicas anotadas."

Ruthia Portelinha comentou:
"Em Portugal, o filme foi traduzido para "O Padrinho" e é considerado um clássico também. Adorei a pequena vila, mesmo não sendo particularmente fã do filme. Bem genuína!"

UmDiaEm:

Acho "O Padrinho" muito melhor que "poderoso chefão". O Brasil tem dessas coisas com tradução de nome de filme, né kkkkk

Lulu Freitas comentou:
"A cidade é como voltar no tempo. Parece intocada. Um passeio maravilhoso e suas dicas estão incríveis. Gostei muito da montagem das fotos comparando o cenário que você encontrou com as cenas do filme (que eu amo!). "

Juliane Posser comentou:
"Uau!! Que vistas lindas deste lugar! E que cidade encantadora! Com certeza vale muito a pena conhecer, tanto os fãs do filme como não fãs, porque é um charme!!"

Sandro Ravazi comentou:
"Foi uma realização, sempre sonhei em conhecer a Sicília, ainda mais essa cidadezinha tão incrível que é Savoca. Só de me sentar no Bar do Vitelli, na mesma cadeira que o ator Al Pacino, interpretando Michael Corleone se sentou, já valeu a viagem. O lugar é bucólico, com caminhos estreitos e sinuosos, vc anda poucos metros para conhecer a cidade toda e sentir o esplendor de quem tem o privilégio de viver num lugar desse. Se for a Sicília não deixe de conhecer Savoca!"

UmDiaEm:

Olha, que blogueirinho!!! 


Comente:



TAGS

poderoso chefão, locação do filme poderoso chefão, savoca, itália, sicília, lugares cinematográficos, francis ford coppola, o padrinho, il padrino, the godfather, coppola, corleone, sicily, máfia italiana, italy, chiesa godfather