Postado em Europa - Espanha, Gibraltar, em 09/Julho/ | 14179 Visualizações
Se você já leu nosso roteiro de 20 dias entre Portugal e Andaluzia, deve ter visto que uma das paradas mais interessantes foi em Gibraltar.
Hoje vou mostrar pra vocês o que fizemos em um dia em Gibraltar:
Rodamos 200Km a partir de Sevilha pra conhecer a emblemática Gibraltar, que, apesar de estar na pontinha da Espanha, pertence à Inglaterra.
O pequeno território de quatro milhas quadradas tem cerca de 30 000 habitantes e é famoso pelo seu maciço de pedra calcária.
Chegamos de carro e passamos tranquilamente pela imigração. Apenas nos pediram os passaportes.
Você já entra de uma maneira diferente: atravessando a pista do aeroporto! Confesso que dá um medinho de passar algum avião no mesmo momento, mas é seguro. Na hora da decolagem ou pouso, os faróis fecham, impedindo a passagem de carros. Vimos muita gente atravessando a pé também.
Fomos direto à principal atração, que é o Top of the Rock, para ver Gibraltar de lá de cima!
Para subir de bondinho, estacionamos já na Cable Car Base Station (Coloque no GPS: 2 Red Sands Road). O estacionamento é gratuito.
Já tínhamos comprado os ingressos e fomos ao guichê para trocar.
Você pode comprar online até 3 meses antes da visita. Dica: Se não estiver de carro, é legal que o ingresso comprado antecipadamente pela internet dá direito a um traslado a partir da fronteira.
Compramos no site oficial (https://gibraltarinfo.gi/cable-car/) o ingresso "Teleférico e Reserva Natural", que dá direito a subida e descida do teleférico e entrada em algumas atrações.
O ingresso custa 29libras (adultos: 13 a 64 anos); 17,50libras (crianças: 5 a 12 anos) e 27,50Libras (idosos com mais de 65 anos e estudantes - devem apresentar comprovante).
Dá direito a um código para wi-fi e baixar o aplicativo do Cabel Car.
O bondinho faz os 412metros em 6 minutos! Vale o ingresso!
Funciona das 9h30 à 19h15 (o último bondinho desce às 19h45).
De lá de cima você vê o encontro do Atlântico com o Mediterrâneo, a costa africana e a costa do Sol da Espanha!
Foi muito importante na Segunda Guerra Mundial. Era usado pra localizar e observar os movimentos da aviação militar.
Desde a descida do bondinho você já é surpreendido pela companhia dos macacos da Barbaria. São os únicos animais selvagens que existem em toda a Europa.
Acabam sendo a atração principal para os turistas que visitam a ilha.
Eles adoram interagir com os humanos e sempre dão um jeitinho de roubar sua comida! Mas lembre-se que é ilegal alimentá-los, inclusive com multa de £ 4.000 se você for pego.
Eles são alimentados por guardiões nomeados pelo governo duas vezes ao dia, com alimentos equilibrados para manter sua saúde .
A tradição popular diz que enquanto os macacos existirem em Gibraltar, o território continuará sob o domínio britânico. Tanto que, durante a Segunda Guerra Mundial, temendo uma possível invasão hispano-germânica, o próprio primeiro-ministro britânico Winston Churchill mandou trazer várias dezenas de macacos do norte de África.
Você pode comer um lanche ou tomar um café no Mons Calpe Suite Restaurant & Bar. Junto fica a loja de lembranças Top of the Rock.
O ingresso Natural Reserve inclui acesso a S Michaels Cave (Gruta de São Miguel), para onde fomos caminhando por 800metros. O caminho é bem legal, com vistas lindas e o macacos vão acompanhando a gente.
A gruta, chamada também de Catedral, devido as formações minerais que lembram tubos de um órgão, recebe quase um milhão de visitantes por ano.
Não importa quanto tempo faça desde a última chuva, sempre tem gotejamentos, o que em 1000 anos fará surgir novas estalagmites.
Por muito tempo se acreditou que a caverna não tinha fundo e ligava Gibraltar à Africa por uma passagem subterrânea, por onde teriam vindo os macacos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a caverna foi preparada como um hospital de emergência, mas nunca foi usada como tal.
No início dos anos 60 começou a ser usada para espetáculos, com capacidade para 600 pessoas. O jogo de luzes faz a caverna ficar ainda mais especial. Um show ali deve ser incrível!
Passamos um bom tempo admirando essa obra incrível da natureza!
Voltamos caminhando os 800metros até a estação do Cable Car e descemos de volta com o bondinho para pegar o carro.
Estacionamento na Line Wall Rd – pertinho da Casemate Square (principal praça).
Como o próprio nome diz, era onde ficava a munição e também foi local das execuções públicas de Gibraltar.
A praça Casemate fica no extremo norte da Main Street (a rua principal, com lojas com tax free). Tem diversos cafés e restaurantes. Você pode até ver algum famoso curtindo o vai-e-vem por ali.
Nós vimos o ensaio para receber a Rainha Elisabeth no dia seguinte (foi quase...)
Almoçamos no restaurante Latinos. Muito boa comida. Veja o menu: http://www.latinosrestaurant.gi/art-of-lunch-dinner/
De lá fomos até a Europa Point (a Ponta da Europa), miradouro para o Estreito de Gibraltar, de onde se avista a costa africana e espanhola. Marrocos está a apenas 25Km.
Diz a mitologia grega que Hércules abriu o Estreito de Gibraltar com os ombros para concluir um de seus trabalhos, conectando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico.
As águas superficiais, relativamente frias e pouco salinas, provenientes do Atlântico entram no Mar de Alborão, sobrepondo-se às águas profundas, mais quentes e salinas, que retornam do Mediterrâneo, fazem ter correntes muito fortes, sendo causa de acidentes frequentes na navegação.
É lá que fica a Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim, de 1997. Foi presente do Rei Fahad Al-Saud da Arábia Saúdita, para comunidade muçulmana dessa zona.
O farol que está lá foi construído em 1841 e é administrado pelo Reino Unido.
Coloque no GPS: Europa Point Car Park - estacionamento gratuito.
Curiosidades:
1) Gibraltar tem sua própria moeda, a libra de Gibraltar. Eles também aceitam libras esterlinas e alguns lugares aceitam euros, mas o câmbio não compensa muito. Melhor pagar no cartão de crédito mesmo, se você for ficar pouco tempo. Lembre-se que na Inglaterra não é aceita a libra de Gigraltar.
2) Foi onde Lady Diana e Carlos, Príncipe de Gales passaram a lua-de-mel.
3) Foi onde John Lennon se casou com Yoko Ono
Novidade:
A plataforma Skywalk foi inaugurada em março de 2018 pelo ator de Star Wars Mark Hamill, também conhecido como Luke Skywalker.
É preciso ser corajoso! Localizada em um antigo mirante militar, a plataforma de vidro se projeta para fora da borda do penhasco e tem vista para o Mediterrâneo.
https://go.hotmart.com/D27590832A
que demais!!! Quero muito voltar!
Q legal!!!!! Espero que tenha aproveitado muito!
Olá, Ricardo!
A mão é invertida sim!
Dá um nó na cabeça, principalmente estando com carro alugado na Espanha, com a direção no lado esquerdo kkkk Mas rápido já se adapta.
Gibraltar é pequena, não vai dirigir por longos caminhos.
Que demais!! Espero que curtam muito!