Traduzir:
Santuário de Fátima - Portugal

Santuário de Fátima - Portugal


Postado em Europa - Portugal, em 28/Fevereiro/ | 6842 Visualizações


 

Começo dizendo que você deve conhecer esse lugar independentemente de sua religião, seja pela beleza, história ou cultura.

Mas se você é espiritualizado vai se sentir encantado aqui! Um lugar de extrema paz, diferente de qualquer outro!

Confesso que depois de conhecer o Vaticano achei que não teria o mesmo impacto, mas me surpreendi demais! Aqui conseguimos refletir melhor, seja porque tem menos turistas ou porque quase não tem abordagem comercial.

A diferença na comparação com o Vaticano também fica por conta da simplicidade do lugar. Tudo é muito simples, sem riquezas, sem controles rígidos para entrada. É como se nos sentíssimos mais próximos do verdadeiro propósito espiritual.

 

Chegamos em Fátima, logo após dar uma pequena passada na faculdade de Direito de Coimbra, que fica a 87Km, já que eu, Roberto e Beth somos formados em Direito.

Pra quem (sortudo!) tiver tempo de conhecer Coimbra, super indico ler esse post da Anna, que dá várias dicas legais do que fazer em Coimbra em dois dias.

Se vier direto de Lisboa serão 130Km. Vindo de Porto são 200Km ao Sul.

 

Não há como falar sobre Fátima, sem contar resumidamente um pouco da história que a tornou conhecida mundialmente:

Fátima era uma propriedade rural dos pais de Lúcia.

Local desconhecido até 1917, quando três crianças pastoras, Lúcia (9 anos) e seus dois primos Francisco (7 anos) e Jacinta (5anos), testemunharam aparições de Nossa Senhora do Rosário.

A chamavam de “uma senhora mais brilhante que o Sol” que surgiu alertando-as da importância de rezar o terço para acabar com a guerra (estavam em plena primeira guerra mundial).  Disse-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos, além de ter prometido revelar sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.

Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70 000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”. O Sol começou a girar bem rápido como uma bola de fogo e a chuva que caia parou. As roupas das pessoas ficaram instantaneamente secas. O fenômeno foi visto a mais de 40Km!

Francisco faleceu em 1919 de um surto de gripe. Jacinta faleceu em 1920 de pneumonia. Irmã Lúcia faleceu em 2005, aos 97 anos, após ter passado por várias provações em sua vida, como ter sido retirada à força de sua casa, ainda criança, e internada num convento com nome diferente para que não fosse localizada e não pudesse espalhar tudo que tinha presenciado. Viveu na clausura por mais de 60 anos.

A fama mundial do Santuário de Fátima aumentou durante o papado de João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima. Em 1982, João Paulo II foi até o santuário em agradecimento por ter sobrevivido ao atentado um ano antes. Em 2000, na sua terceira visita ao local, anunciou a beatificação de Jacinta e Francisco, a quem o Vaticano atribuiu o milagre de uma cura. Tal cura foi de uma criança brasileira que sofreu traumatismo craniano ao cair de uma laje. Os médicos a desenganaram mas, milagrosamente, três dias após, a criança teve alta sem nenhuma sequela. O pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos no momento do acidente.

 

Dito isto, volto ao nosso dia.

Logo que chegamos deixamos nossa bagagem no hotel Regina, que fica bem ao lado do santuário. Recomendo pelas instalações, comodidade, localização e gastronomia.

 

Dentro do complexo do santuário, de um lado fica a igreja antiga e do outro o santuário novo.

No meio a Capela das Aparições, construída pelo povo em 1919, a pedido de Nossa Senhora durante uma das aparições. A primeira missa foi celebrada lá em 1921. 

Notem a azinheira que fazia sombra para os pastorinhos rezarem e aguardarem as aparições!

 

Na Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima (igreja antiga) estãos os túmulos dos pastorinhos.

 

É nela que fica a famosa torre de 65 metros que sempre aparece nas fotos de Fátima.

 

Com o crescente número de visitantes, foi construída a Basílica da Santíssima Trindade (nova), inaugurada em 2007.

 

É um edifício moderno de formato circular, com 125 metros de diâmetro e sem qualquer apoio no meio.

Não há luxo, mas tem capacidade para 8.633 lugares sentados, inclusive 76 lugares para pessoas com dificiência física. 

 

 

Do santuário você pode percorrer à pé a Via Sacra, onde ao longo da via existem 14 capelinhas oferecidas pelos católicos húngaros refugiados no Ocidente.

 

Fomos de carro por 2 km até a vila de Aljustrel, onde os pastorinhos viveram. Fomos direto a casa dos irmãos Francisco e Jacinta (Rua dos Pastorinhos 37).

É de arrepiar ver a simplicidade do lugar onde viveram essas crianças.

A entrada é grátis, mas a grande maioria deixa alguma contribuição espontânea para a manutenção do lugar, ou compra alguma coisinha na loja ao lado, onde parentes de Jacinta vivem ainda hoje.

De 01/05 a 31/10 abre pra visitação das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30. De 01/11 a 30/04, abre das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

 

Ali pertinho, na Rua dos Pastorinhos 8, fica a Casa de Lúcia, prima dos outros dois, que abre gratuitamente nos mesmos horários. 

 

Lá, além de conhecer onde viveu Lucia, também pode-se ver no fundo do quintal um monumento no poço dos pastorinhos, que marca a 2ª aparição do Anjo da Paz (em 1916) e o fim da Via Sacra, iniciada no Santuário.

 

Continuamos pela Rua dos Valinhos (onde há várias lojinhas de azulejos, terços, etc) até chegar na Via Sacra, onde estacionamos o carro. Percorremos a pé o caminho dos pastorinhos e as seis últimas capelinhas da via Sacra, que começa no Santuário, como dissemos anteriormente.

 

Foram momentos inesquecíveis que vivemos entre as azinheiras da época em que os pastorinhos por lá caminhavam e tiveram visões de Nossa Senhora.

 

As azinheiras tem mais de 100 anos e são símbolo de devoção.

 

Apesar dos visitantes, é incrível como o único barulho que se escuta nesse lugar é o canto dos passarinhos!

 

Voltando para o hotel, ainda conseguimos visitar várias lojas com artigos religiosos que ficavam por perto. Jantamos no próprio hotel Regina. Comida excelente!

No dia seguinte busquei meu conjunto de azulejos encomendado anteriormente (que, graças a Deus, chegou inteirinho e ornamenta a entrada da nossa casa), e partimos para região de Santarém.

Clique aqui e veja o roteiro completo dessa viagem incrível que fizemos durante 17 dias por Portugal e sul da Espanha!

Comentários

Maria Teresa comentou:
"Fui duas vezes a Fátima.. Uma emoção enorme!!!! Asdusti missa e conheci os lugares onde is pastorzinhos corriam..e viram N SENHORA!!!! Super recomendo!!"

angela sant comentou:
"nossa esse lugar é maior do que eu imaginava. com ctz minha mãe adoraria fazer uma visita nesse santuário"

Sabrina kelly comentou:
"Morei em Leiria que é logo aí do lado e eu gostava muito de passear nessa região. Tem o mosteiro da Batalha que fica logo aí do lado também. um pulinho e tas lá. Tem uns restaurantes bem gostosos também viu. hehe valeu pelas dicas."

Cynara Vianna comentou:
"Fui a Portugal mas Fátima não entrou no roteiro, mas estará na próxima viagem com certeza. Adorei o post, super completo e cheio de informações relevantes que deram vontade de visitar o santuário."

Marcia Picorallo comentou:
"Sempre vemos o Santuário de Fátima figurar nos roteiros de Portugal, mas não sabia de tantos detalhes. Eu, que gosto de árvores e flores, acabei de aprender o que é uma azinheira!"

Ruthia Portelinha comentou:
"Eu não sou religiosa mas os lugares de fé genuína emocionam-me profundamente. No dia 13 de maio, Fátima recebe tantos milhares de pessoas que seria a única data a evitar (excepto quem vai em peregrinação) "

Maria Cristina E. Alarcon comentou:
"Lugar maravilhoso,espero um dia conhecer. "

Sandro Ravazi comentou:
"O que se sente neste lugar é paz, não importa o quanto sua vida esteja atribulada e corrida, quando chegar em Fátima sentirá alívio de tudo. Caminhar por lá, onde quase tudo é conservado como na época de vida das 3 crianças é muito gratificante. Se for a Portugal nem pense em deixar de conhecer Fátima."


Comente:



TAGS

nossa senhora de fátima, conhecer o santuário de fátima, fátima portugal, fatima, caminho dos pastorinhos, três pastorinhos, irmã lúcia, retiro espiritual, viagem católica, igreja de fátima, catolicismo, viagem para fátima, pacote fátima, portugal, hotel