Traduzir:
Roteiro pela Sicília, Costa Amalfitana e Roma

Roteiro pela Sicília, Costa Amalfitana e Roma


Postado em Europa - Itália, em 14/Novembro/ | 21412 Visualizações


 

Para comemorar nosso 10º aniversário de casamento, decidimos realizar um sonho: conhecer a Sicília!

Como nosso voo desceria em Roma, aproveitamos para passear por essa que é minha cidade preferida no mundo e também pra conhecer a Costa Amalfitana, já que desceríamos a "bota" de carro.

Depois de muita pesquisa, montamos o nosso roteiro de 15 dias, e assim aproveitamos nossas férias:

 

1° Dia: Chegamos em Roma pela manhã, pegamos nosso carro alugado (após um breve percalço que contarei em post próprio) e rumamos por 250Km até Nápoles. Cidade caótica, e incrível por isso mesmo, com motoristas buzinando por qualquer coisa, gente meio impaciente falando alto, mas com uma vista incrível do vulcão Vesúvio e a autêntica pizza napolitana! Ficamos no Hotel Rex, com localização privilegiada.

Dica: Se você tiver mais um dia em Nápoles, sugiro que conheça Pompéia, a cidade destruída pelo Vesúvio. Leia as dicas da Tharsila do Mapeando Mundo.

 

2° Dia: De Nápoles a Sorrento foram apenas 48Km, o que nos permitiu curtir bastante a cidade. Uma pena que choveu nesse dia, mas mesmo assim, eu amei Sorrento!

Ficamos no maravilhoso hotel Belair, com inesquecíveis vistas do mar e do Vesúvio.

 

3° Dia: Mais 17Km e passamos por Positano, a cidade mais badalada da costa amalfitana. Uma graça, cheia de gente bonita! Mas preparem-se para subidas intermináveis, desníveis pelas calçadas, ruas apertadíssimas disputadas por carros que vão e vem.

 

De lá, mais 17Km, fomos para Amalfi, a cidade que dá nome à Costa Amalfitana. Que lugar maravilhoso!!! A gente não sabe nem pra onde olhar! Muitos turistas na cidade e um mar de cor linda! Ficamos no hotel Luna Convento, que é um dos cartões-postais da cidade.

 

4° Dia: Bem coladinha em Amalfi (6Km) fica a inacreditável cidade de Ravello. Parece que saiu de um quadro! Com jardins lindos e terraços com vistas impressionantes, como o terraço do infinito na Villa Cimbrone! A vista símbolo da costa amalfitana, fica lá, na Villa Rufolo.

Se você (sortudo!) tiver mais tempo pra curtir essa região, leia as dicas dessa viagem incrível da Livia do Malas pra que te quero pela Costa Amalfitana!

 

Saindo de Ravello, dirigimos mais 200Km até Maratea, na região de Basilicata, onde fica o Cristo Redentor da Itália (Statua del Cristo Redentore). Chegamos bem na hora do pôr-do-Sol. Imaginem como esse momento foi mágico?! Ficamos no Grande Hotel Pianeta di Maratea, o melhor hotel da viagem.

 

5° Dia: Hoje foi dia de conhecer a Calábria! Sabe tudo que dizem dos calabreses? É tudo verdade kkkk Fica para o post próprio...

Percorremos 200Km até Tropea - a riviera da Calábria. Que cores de mar são essas?! A gente demora pra acreditar que realmente é de verdade! Ficamos no hotel ValeMare, onde jantamos e tomamos café praticamente em cima do mar.

 

6° Dia: Ah, o tão sonhado dia de atravessar para Sicília chegou! 95Km até a Villa San Giovanni, de onde partem as balsas.

 

Quando chegamos na ilha, fomos direto para Savoca, cidade onde realmente foram filmadas algumas cenas de Poderoso Chefão. Olha a gente no Bar do Viteli! Inesquecível!

De lá fomos para Taormina (21Km), onde dormimos no incrível Hotel Ariston & Palazzo Sta Caterina.

 

7° Dia : Passamos o dia inteiro em Taormina. Essa é a cidade mais visitada da Sicília, e não é pra menos! Além da visão do mar jônico, ainda tem vista para o vulcão Etna, que pode entrar em erupção a qualquer momento!

Visitamos o teatro grego e adoramos nos perder pelos becos com inúmeras lojinhas e restaurantes!

 

8° Dia: Continuando nossa viagem pela ilha, rodamos 54Km até Catânia. Não sei se porque estava chovendo, mas a cidade não agradou tanto. Achamos feia e suja comparada com as outras. Mesmo assim, a cidade de mais de 700 anos antes de Cristo tem seus encantos e está coladinha com o Etna.

 

Mais 70Km e chegamos em Siracusa. Essa sim, bem bonita! Foi a mais importante colônia grega da Sicília e capital da ilha durante o domínio romano. Onde foi assassinada Sta Luzia, padroeira da cidade.

Ficamos no hotel Posta, dentro da Isola Ortigia, onde fica o maior agito da cidade e várias atrações turísticas. Esse foi um dos dias em que mais caminhamos, contornando a Isola.

 

9° Dia: Percorridos 213km, chegamos em Agrigento. E não é que a ilha ainda tinha muita coisa pra nos surpreender?? 

Templos da colônia grega Akragas do século 6 aC. Mais de 2500 anos de história!!!!

 

Já devem ter percebido que somos fâs de Poderoso Chefão, né? Desviamos um pouco nosso caminho pra passar pela cidade da máfia. Foram 106Km pra tirar fotos com a plaquinha de Corleone. Mas não arriscamos entrar na cidade. Eles não gostam da fama que receberam, e até hoje a máfia ainda está concentrada ali.

56Km ao norte de Corleone, chegamos em Palermo, onde dormimos duas noties no ótimo hotel Palazzo Sitano

 

10° Dia: Passamos o dia inteiro em Palermo, capital da Sicília. A cidade tem mais de 2700 anos, e tem marcas de todos os povos que passaram por lá.

Nas escadarias do Teatro Massimo foram gravadas as cenas finais de O Poderoso Chefão.

Adoramos a culinária!

 

11° Dia: Como não deu tempo de passar antes de chegar em Palermo, voltamos 10km até catedral de Monreale. É o mais importante monumento dos normandos na Sicília. A maior irgreja de mosaicos do mundo.

 

82Km até Cefalù, popular cidade balneária de férias da Sicília. Foi governada pelos romanos, bizantinos, árabes e normandos, que começaram a catedral símbolo da cidade em 1131.

Que graça de cidade! Se tivéssemos mais um dia, com certeza ficaríamos por lá!

 

De Cefalù, foram 175Km até a Catedral de Messina, que ficava a apenas 2Km da balsa para retornar à bota.

 

Do porto, em Villa San Giovanni, dirigimos apenas mais 10Km até Scilla, uma lindinha praia da Calábria, onde dormimos no hotel La Sirene, coladinho com a praia.

 

12° Dia: O foco era chegar em Roma. Por isso, aproveitamos pra rodar bastante nesse dia. Foram 410Km até Pontecagnano Faiano, onde ficamos no resort "pé na areia" Hotel Olímpico. Poderíamos ate ter rodado mais, mas foi bom pra descansarmos um pouco pros dias que viriam. Excelente restaurante no hotel e essa praia cheia de pedrinhas coloridas valeram a parada!

 

13° Dia: 280Km até Roma. Ufa! Chegamos ao nosso destino final! Como não se apaixonar por Roma e em Roma?!

Primeiro passamos pelo shopping Porta Di Roma, com preços bons e lojas que a gente adora: Apple, GAP, Zara, Sephora... Conto tudo aqui.

 

Chegando já a noite no nosso hotel Residenza in Farnese , que ficava pertinho do Campo dei Fiori e de Trastevere, o bairro boêmio de Roma, onde jantamos as três noites.

 

Andamos um pouco pela cidade, fomos até a Piazza Navonna. O carro ficou guardado no estacionamento do hotel (coisa rara de encontrar lá) e fizemos tudo a pè.

 

14° Dia: Fomos caminhando até o Vaticano e conseguimos participar da missa de Finados. 

 

Infelizmente, mais uma vez, não conseguimos ver o Papa, mas mesmo assim foi muito emocionante. Passar pelo túmulo de São Pedro te faz tremer de emoção.

 

 Vale a pena pra quem for de qualquer religião. Imagine conhecer (de graça) obras de Bernini e a incrível Pietá de Michelangelo?!

 

A tarde fomos aos clássicos, mas nunca dispensáveis, Fontana di Trevi, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna... Achamos um lugar sensacional pra almoçar.

 

15° Dia: Caminhamos 18Km nesse dia!!! O record da viagem... Mas nem é cansativo andar tanto por Roma, onde você "tropeça" e está numa igreja linda, "se perde" e chega num sítio arqueológico, "se distrai" e está de cara com obras reconhecidas mundialmente...

 

Coliseu, Igreja Sta Maria Maggiore, Campo dei Fiori, Piazza Venezia, Forum Romano, Panteão... Mostro tudo no mapinha pra verem como dá pra se locomover à pé.

 

Conhecemos o novo Il Mercato na estação Termini. O Eataly de NY e SP super se parecem com ele.

 

16° Dia: Infelizmente o dia da volta chegou. Do hotel até o aeroporto foram 26Km. Conseguimos chegar cedo e pegar tax refund (devolução do imposto) dos produtos comprados. 

Foram quase 2000Km rodados nessas terras de tanta diversidade, culturas marcantes, comidas e bebidas deliciosas, belezas ímpares!

Depois desse pequeno resumo, acompanhe detalhes, dicas e incríveis fotos da nossa viagem!

Sempre pensando na próxima....

Comentários

Teuta pelione comentou:
"Is this a tour "

Décio Lavos comentou:
"Obrigado pela resposta.

Abraços."

Décio Lavos comentou:
"Buongiorno.
Por algum motivo, o menor que seja, vocês tiveram problema em ir para a Sicília com carro alugado no continente (seja na travessia pela balsa ou seja na própria ilha)?
Grazie mille."

UmDiaEm:

Ciao!!!

Não tivemos nenhum problema! foi bem tranquilo na balsa e pelas cidades da ilha! 

Apesar do que dizem sobre o preconceito entre os dois, pra gente foi tudo muito tranquilo!

ANA Maria dos Santos da Silva comentou:
"em 2019 viajamos pela Itália de trem, chegamos em Milão e ficamos 3 dias, depois fomos dd trem psra Veneza (paramos por 8 hs em Verona), ficamos 3 dias em Veneza, hospedados em hotel próximo à praça San Marcos (amamos ????????) Depois fomos de trem até Florença (adoramos), ficamos 2 dias e depois seguimos para Siena tb de trem, onde aproveitamos para conhecer algumas vinícolas da Toscana e ficamos3 dias, e por fim Roma a eterna e maravilhosa Roma, onde ficamos 5 dias. Itália quero retornar e fazer uma viagem de trem para o sul de Roma, já que nesta viagem retornamos ao Brasil de Roma "

UmDiaEm:

Que maravilha de viagem, Ana Maria! 

Regina Amorim comentou:
"Adorei seu roteiro. Vou fazê-lo em janeiro. Vou deixar o carro em Catania e retornar a Roma de avião. Continuem viajando"

Lusia Teresa Goia comentou:
"Simplesmente maravilhoso, e o mais emocionante, voltando as origens, parabens pelas postagem fotos e comentarios, muito obrigada e um forte abraço!!"

Gisele Ramos comentou:
"Que roteiro maravilhoso! Espero um dia poder conhecer a Itália também! "

Viajar pela história - Catarina Leonardo comentou:
"Também já estive na Sicília e adorei. É uma ilha linda com muita história e locais de interesse :)"

Patricia comentou:
"Adorei o roteiro. Itália é sinônimo de lugares bonitos e comida muito boa. Não tem como dar errado."

Zudi Dadalt comentou:
"Lindo roteiro para comemorar uma data especial. Parabéns pelo post e pelo aniversário!"

Márcia Silveira Pessoa comentou:
"Viagem dos sonhos!! Está na minha wishlist esse destino!!"

Roberta Landeweerd comentou:
"Que viagem maravilhosa! Amei o post!"

Gabi comentou:
"Lindo roteiro e lindas fotos, babei! Quero muito conhecer a costa amalfitana e a Sicília, e você só me deixou querendo mais! Conheço Roma e também é uma das minhas cidades favoritas!
Parabéns pelo post lindão! Beijos e sucesso!"

Aline DP comentou:
"Roteiro completíssimo! E fotos lindíssimas! Obrigada!!"

Michela Borges Nunes comentou:
"Nossa, que roteiro incrível!! E que fotos, hein? De babar mesmo. Parabéns!"

Mariana comentou:
"Lindas fotos!!!"

Mariel Aragao comentou:
"Esse roteiro faz parte dos sonhos de qualquer pessoa! Fiquei morrendo de vontade de fazer essa viagem, aí vou voltar aqui para consultar seu roteiro!"

Sandro Ravazi comentou:
"Já fizemos viagens incríveis, inclusive pra Itália, mas essa foi demais! Ficamos 15 dias estasiados com as belezas naturais do Sul da Itália, praias magnificas de areia branca e água cristalina, a hospitalidade do povo do sul é completamente diferente do restante, não que os italianos do norte sejam rudes, muito pelo contrário, são muito dedicados ao turista tb, mas o sulista, acredito eu, saiba da importância maior que o turismo tem pra sua região, por isso nos tratam como se fossemos da família dele. Sempre quis conhecer a Sicília e sua culinária, foi o máximo. Aconselho a fazer esse roteiro sem medo de errar, sair do costumeiro da Itália e se aventurar pelas cidadelas do Sul vai fazer vc se sentir um rei. VÁ!"


Comente:



TAGS

itália, roteiro pela sicília, de roma a sicília, roteiro de carro pela itália, roteiro costa amalfitana, de carro pela sicília, sicília, nápoles, amalfi, positano, roma, lua de mel na itália, italy