Traduzir:
Roteiro de um dia em Gibraltar

Roteiro de um dia em Gibraltar


Postado em Europa - Espanha, Gibraltar, em 09/Julho/ | 13776 Visualizações


Se você já leu nosso roteiro de 20 dias entre Portugal e Andaluzia, deve ter visto que uma das paradas mais interessantes foi em Gibraltar.

Hoje vou mostrar pra vocês o que fizemos em um dia em Gibraltar:

 

Rodamos 200Km a partir de Sevilha pra conhecer a emblemática Gibraltar, que, apesar de estar na pontinha da Espanha, pertence à Inglaterra.

O pequeno território de quatro milhas quadradas tem cerca de 30 000 habitantes e é famoso pelo seu maciço de pedra calcária.

 

 

Chegamos de carro e passamos tranquilamente pela imigração. Apenas nos pediram os passaportes.

Você já entra de uma maneira diferente: atravessando a pista do aeroporto! Confesso que dá um medinho de passar algum avião no mesmo momento, mas é seguro. Na hora da decolagem ou pouso, os faróis fecham, impedindo a passagem de carros. Vimos muita gente atravessando a pé também.

 

Fomos direto à principal atração, que é o Top of the Rock, para ver Gibraltar de lá de cima!

Para subir de bondinho, estacionamos já na Cable Car Base Station (Coloque no GPS: 2 Red Sands Road). O estacionamento é gratuito.

Já tínhamos comprado os ingressos e fomos ao guichê para trocar.

Você pode comprar online até 3 meses antes da visita. Dica: Se não estiver de carro, é legal que o ingresso comprado antecipadamente pela internet dá direito a um traslado a partir da fronteira.

Compramos no site oficial (https://gibraltarinfo.gi/cable-car/) o ingresso "Teleférico e Reserva Natural", que dá direito a subida e descida do teleférico e entrada em algumas atrações.

O ingresso custa 29libras (adultos: 13 a 64 anos); 17,50libras (crianças: 5 a 12 anos) e 27,50Libras (idosos com mais de 65 anos e estudantes - devem apresentar comprovante).

Dá direito a um código para wi-fi e baixar o aplicativo do Cabel Car.

 

O bondinho faz os 412metros em 6 minutos! Vale o ingresso!

Funciona das 9h30 à 19h15 (o último bondinho desce às 19h45).

De lá de cima você vê o encontro do Atlântico com o Mediterrâneo, a costa africana e a costa do Sol da Espanha!

Foi muito importante na Segunda Guerra Mundial. Era usado pra localizar e observar os movimentos da aviação militar.

 

Desde a descida do bondinho você já é surpreendido pela companhia dos macacos da Barbaria. São os únicos animais selvagens que existem em toda a Europa.

Acabam sendo a atração principal para os turistas que visitam a ilha. 

 

Eles adoram interagir com os humanos e sempre dão um jeitinho de roubar sua comida! Mas lembre-se que é ilegal alimentá-los, inclusive com multa de £ 4.000 se você for pego. 

Eles são alimentados por guardiões nomeados pelo governo duas vezes ao dia, com alimentos equilibrados para manter sua saúde . 

A tradição popular diz que enquanto os macacos existirem em Gibraltar, o território continuará sob o domínio britânico. Tanto que, durante a Segunda Guerra Mundial, temendo uma possível invasão hispano-germânica, o próprio primeiro-ministro britânico Winston Churchill mandou trazer várias dezenas de macacos do norte de África.

 

Você pode comer um lanche ou tomar um café no Mons Calpe Suite Restaurant & Bar. Junto fica a loja de lembranças Top of the Rock. 

 

O ingresso Natural Reserve inclui acesso a S Michaels Cave (Gruta de São Miguel), para onde fomos caminhando por 800metros. O caminho é bem legal, com vistas lindas e o macacos vão acompanhando a gente.

 

A gruta, chamada também de Catedral, devido as formações minerais que lembram tubos de um órgão, recebe quase um milhão de visitantes por ano.

Não importa quanto tempo faça desde a última chuva, sempre tem gotejamentos, o que em 1000 anos fará surgir novas estalagmites.

 

Por muito tempo se acreditou que a caverna não tinha fundo e ligava Gibraltar à Africa por uma passagem subterrânea, por onde teriam vindo os macacos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a caverna foi preparada como um hospital de emergência, mas nunca foi usada como tal. 

 

No início dos anos 60 começou a ser usada para espetáculos, com capacidade para 600 pessoas. O jogo de luzes faz a caverna ficar ainda mais especial. Um show ali deve ser incrível!

Passamos um bom tempo admirando essa obra incrível da natureza!

 

Voltamos caminhando os 800metros até a estação do Cable Car e descemos de volta com o bondinho para pegar o carro. 

Estacionamento na Line Wall Rd – pertinho da Casemate Square (principal praça). 

Como o próprio nome diz, era onde ficava a munição e também foi local das execuções públicas de Gibraltar.

 

A praça Casemate fica no extremo norte da Main Street (a rua principal, com lojas com tax free). Tem diversos cafés e restaurantes. Você pode até ver algum famoso curtindo o vai-e-vem por ali. 

Nós vimos o ensaio para receber a Rainha Elisabeth no dia seguinte (foi quase...)

 

Almoçamos no restaurante Latinos. Muito boa comida. Veja o menu: http://www.latinosrestaurant.gi/art-of-lunch-dinner/

 

De lá fomos até a Europa Point (a Ponta da Europa), miradouro para o Estreito de Gibraltar, de onde se avista a costa africana e espanhola. Marrocos está a apenas 25Km.

Diz a mitologia grega que Hércules abriu o Estreito de Gibraltar com os ombros  para concluir um de seus trabalhos, conectando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. 

As águas superficiais, relativamente frias e pouco salinas, provenientes do Atlântico entram no Mar de Alborão, sobrepondo-se às águas profundas, mais quentes e salinas, que retornam do Mediterrâneo, fazem ter correntes muito fortes, sendo causa de acidentes frequentes na navegação.

 

É lá que fica a Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim, de 1997. Foi presente do Rei Fahad Al-Saud da Arábia Saúdita, para comunidade muçulmana dessa zona.

O farol que está lá foi construído em 1841 e é administrado pelo Reino Unido. 

Coloque no GPS: Europa Point Car Park - estacionamento gratuito.

 

Curiosidades:

1) Gibraltar tem sua própria moeda, a libra de Gibraltar. Eles também aceitam libras esterlinas e alguns lugares aceitam euros, mas o câmbio não compensa muito. Melhor pagar no cartão de crédito mesmo, se você for ficar pouco tempo. Lembre-se que na Inglaterra não é aceita a libra de Gigraltar.

2) Foi onde Lady Diana e Carlos, Príncipe de Gales passaram a lua-de-mel.

3) Foi onde John Lennon se casou com Yoko Ono

 

Novidade: 

A plataforma Skywalk foi inaugurada em março de 2018 pelo ator de Star Wars Mark Hamill, também conhecido como Luke Skywalker.

É preciso ser corajoso! Localizada em um antigo mirante militar, a plataforma de vidro se projeta para fora da borda do penhasco e tem vista para o Mediterrâneo.

https://go.hotmart.com/D27590832A

 

Veja mais fotos

Macacos de Gibraltar

Comentários

Conceição Ferreira comentou:
"Obrigada pela partilha. Já estive na ilha e pretendia visitar em Agosto, só não sei se há condicionamento COVID. "

Liduina Feitosa comentou:
"Adorei as dicas????obrigada! Vou pra lá amanhã????"

UmDiaEm:

que demais!!! Quero muito voltar!

Denner Carreiro comentou:
"Estou indo para Gilbatar nesse exato momento saindo de tarifa e esse blog foi o melhor que encontrei na Net bora visitar esse lugar"

UmDiaEm:

Q legal!!!!! Espero que tenha aproveitado muito!

Ricardo Fernandes comentou:
"Adorei as dicas, mas gostaria de saber como fazer para dirigir por lá. Sendo inglesa, como é o fluxo de veículos? Mão invertida como na Inglaterra?"

UmDiaEm:

Olá, Ricardo!

A mão é invertida sim!

Dá um nó na cabeça, principalmente estando com carro alugado na Espanha, com a direção no lado esquerdo kkkk Mas rápido já se adapta.

Gibraltar é pequena, não vai dirigir por longos caminhos.

 

Patti Neves comentou:
"Que delicia esse roteiro em Gilbraltar! Me surpreendi com os macacos! Ótimo!! Parebéns pelo post :D"

Ana Carolina comentou:
"Gibraltar é uma cidade que já coloquei no roteiro de minha Eurotrip. Amei suas dicas, obrigada por compartilhar "

Deisy Rodrigues comentou:
"Eu amo visitar cavernas mas confesso que não sabia que Gilbatar tinha umas tão lindas e quanto coisa vcs fizeram em um dia, adorei. "

Maria C comentou:
"Tenho vontade de conhecer Gibraltar só pra visitar a Caverna de São Miguel. Adorei as curiosidades sobre A Lady Di e o J. Lennon. Adoro saber dessas coisas! Beijos!"

Carolina M comentou:
"Adorei o post! Não sabia dessa lenda dos macacos e agora quero ir correndo conhecer Gibraltar. Quanta coisa interessante..."

Alessandra Lima comentou:
"Tenho muita curiosidade de conhecer Gibraltar, parece um lugar muito interessante. Adorei o seu roteiro, obrigada por compartilhar."

Diego Arena comentou:
"Que bacana essas dicas. Eu teria coragem de ir nessa plataforma de vidro hahaha. Também adorei essa caverna, parece linda!"

Luciana Rodrigues comentou:
"Nossa! Que curioso saper que casais tãoooo diferentes curtiram seus enlaces matrimoniais em Gibraltar."

Angela C comentou:
"tai um lugar q nunca itnha imaginado em visitar! achei demais as cavernas e achei interessante que iriam usar para emergencias hospitalares na segunda guerra"

Lulu Freitas comentou:
"Que legal o seu post! Nunca tinha lido sobre um roteiro em Gibraltar. Quanta coisa interessante para fazer e quantas curiosidades. A lenda dos macacos de Gibraltar foi a que mais gostei :)"

Ruthia Portelinha comentou:
"Gibraltar fica aqui tão perto de Portugal mas ainda não conheço. Adorei a plataforma Skywalk e os macaquinhos
"

Euclides Torezan comentou:
"Já iremos realizar o seu roteiro de um dia em Gibraltar. Que lugar incrível é este? Simplesmente nos apaixonamos por tudo que contou em seu artigo. Obrigado por compartilhar suas experiências com a gente."

UmDiaEm:

Que demais!! Espero que curtam muito!

Sandro Ravazi comentou:
"Foi um dia especial, acompanhados de pessoas queridas neste lugar totalmente diferente de tudo o que já vimos, um pequeno país com essa história toda. Vale a pena conhecer!
"

Aninha Lima comentou:
"Aí aí aí, a pena é passar SÓ um dia em Gibraltar.
Essa plataforma Skywalk é uma que a gente vê uns vídeos no face com o pessoal morrendo de medo de andar?"

Paula A. comentou:
"Sempre tive vontade de conhecer Gibraltar por ser esse pequeno pontinho no mapa, é curioso como país"


Comente:



TAGS

gibraltar, top of the rock gibraltar, st michaels cave, o que fazer em um dia em gibraltar, atrações de gibraltar, skywalk, saint michael´s cave, território britânico, espanha, estreito de gibraltar, roteiro gibraltar, rock of gibraltar, john lennon