Um Dia Em...
100 Million Reviews 728x90
Traduzir:
Novo Terminal 3 - Cumbica - Guarulhos/SP

Novo Terminal 3 - Cumbica - Guarulhos/SP

Postado em Brasil - Sudeste em 21/Julho | 4381 Visualizações

 

 

Após quase dois anos de obras, entrou em operação o TPS3 - novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cumbica, com área de 192 mil m².

 

Por ora, está operando somente voos internacionais.

A capacidade inicial é de 12 milhões de pessoas por ano.

Com certeza, veio pra suprir a deficiência dos outros três terminais (1, 2 e 4), que, juntos, têm capacidade máxima para atender 25 milhões de passageiros por ano. Constantemente acabavam atendendo até 50% a mais da capacidade, o que resultava em saguões lotados, funcionários cansados, dificuldade na segurança, atrasos de voos e tantos outros problemas do maior aeroporto do país.

 

Aqui destaco os pontos de melhoria que mais me chamaram à atenção:

 

MELHOR ORGANIZAÇÃO

Assim como os aeroportos mais modernos do mundo, o novo terminal foi dividido em dois blocos de edifícios: 

No primeiro bloco, fica a recepção dos passageiros, com áreas de check-in, raios-X, controle de passaporte, alfândega e retirada de bagagem.

Para melhor fluxo, o checkin foi dividido em três "ilhas", chamadas Check-in E, F e G:

 

 

Tem 26 totens de autoatendimento de check-in, onde o passageiro pode imprimir o bilhete de embarque e as etiquetas de bagagem. Isso é muito comum nos aeroportos mais modernos e os terminais 1 e 2 já tem alguns também.

Por exigência das redes Star Alliance, One World e SkyTeam, até o final do ano deverão ser ampliados os check-ins de autoatendimento, com instalação de mais totens

 

No segundo bloco, fica o acesso às aeronaves, com 26 portões de embarque. Corredores mais largos, mais bancos e cadeiras.

O novo pátio tem capacidade para 34 aeronaves.

A maior parte dos embarques são feitos por fingers. Adeus ônibus entre o terminal e o avião! A exceção está nos portões 48 a 53, que geralmente são utilizados para voos da LAN/TAM dentro do Mercosul ou para outros voos que estiverem com muito atraso.

 

MELHOR DISTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS

Ao contrário dos Terminais 1 e 2, o espaço maior fica na área restrita (após a inspeção de raios-X). Assim dá para aguardar o voo com mais conforto.

O projeto valorizou muito a iluminação natural e amplitude dos espaços, pra facilitar a locomoção nas áreas mais complicadas, como saguão de embarque (check-in), área de restituição de bagagem, controle de passaporte e alfândega. 

O lounge fica no piso mais alto com as Salas VIP das companhias aéreas e a do próprio aeroporto, a First Class Lounge. 

 

 

SUSTENTABILIDADE

Com as grandes vidraças (e menos esquadrias) há economia de energia e ampla visão da área externa do pátio de aeronaves.

 

 

Há jardins internos com vegetação nativa e paisagem na fachada, o que traz a sensação de frescor no ambiente.

A cobertura capta a água da chuva, que, junto com a água das torneiras dos sanitários, vão para um sistema de tratamento químico, sendo reutilizada nas descargas de bacias. 

 

NOVAS TECNOLOGIAS

Equipamentos semelhantes aos dos melhores aeroportos do mundo.

Tem ligação com o Terminal 2 e com o novo edifício-garagem através de passarelas, equipadas com esteiras rolantes, que poupam muito as pernas de quem já está cansado e carregando malas.

 

Tem 400 painéis de voo (FIDs) e 720 placas de informação.

Foram colocadas muito mais tomadas para carregar aparelhos eletrônicos (!!!)

Para aumentar a segurança, tem 352 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

O controle de acesso à área restrita de embarque é feito por meio de portões com leitura ótica do bilhete de embarque. Sem a necessidade de ficar mostrando a passagem para o funcionário conferir.

 

Para retirar a bagagem, o local é muito espaçoso, com sete carrosséis de esteiras inclinadas que comportam 5.500 malas.

Além dos carrosséis de bagagem padrão, existem dois para bagagens despachadas como frágeis, caixas de papelão, carrinhos de bebê, pranchas de surfe, caixa de vinho, mochilas ou qualquer outra que não tenha formato padrão. Essas esteiras ficam em frente às de número 31 e 35.

 

NOVAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Quem nunca sofreu pra achar uma vaga nesse estacionamento? Além de super caro, sempre foi uma disputa por vagas. Não era raro ver carros parados em locais proibidos, em cima de canteiros, etc.

O novo edifício-garagem tem oito andares, com capacidade para 2.644 veículos e é equipado com aquele sistema eletrônico (luz verde/vermelha) que indica disponibilidade de vagas. Adoro isso!

 

DUTY FREE DE "VERDADE"

A filial do free shop Duty Free neste novo terminal do Aeroporto de Guarulhos será a maior do mundo. Quando passei por lá já estava enorme, mas ainda tinha funcionários trabalhando e novas lojas por abrir.

 

A maior parte das lojas fica na área restrita, após a inspeção de segurança. 

O grande destaque é a GRU Avenue (dentro da área de embarque). Tem lojas de grife como Kate Spade, Lacoste, Tommy, Desigual, Coach, Burberry, Armani, Victoria's Secret, Salvatore Ferragamo, Michael Kors...

Os loucos por eletrônicos vão adorar visitar a FNAC.

 

NOVAS OPÇÕES GASTRONÔMICAS

Além dos clássicos Pizza Hut, Bob’s, Kopenhagen, tem Mr Pretzel, Carls Jr, Piola, sorveteria Bacio di Latte.

Algumas novidades ficam fora da área de segurança, podendo ser acessado mesmo por quem não vai viajar, como a rede americana Red Lobster, especializada em lagostas e frutos do mar, e o Olive Garden, restaurante italiano que todo mundo que vai pra Orlando adora! 

Na área restrita são destaques o On the Rocks, o Margaritaville e o Lounge da Heineken.


  

Enfim, espero ter dado um pouquinho de noção do nosso novo terminal, que, sinceramente, senti orgulho! Já passei por aeroportos de vários lugares  do mundo e sentia vergonha por ter um aeroporto internacional tão desorganizado e mal administrado. Acho que isso está mudando!

O Cezar Augusto, que trabalha na Turkish Airlines e contribuiu bastante pra esse post, mostra pra gente que nem tudo está perfeito. Veja aqui alguns pontos negativos e que precisam ser melhorados.

Infelizmente não consegui tirar muitas fotos...Fica pra próxima!

ATENÇÃO: Os voos internacionais das empresas Aerolineas, Austral, BOA, Ethipion, Copa, Delta, Aeroméxico e Avianca Mercosul continuam sendo operados nos terminais 1 e 2.

Aqui vão os mapas retirados do site do aeroporto pra ver a localização de cada coisa:


  




COMENTÁRIOS

Sandro comentou:
"Na próxima viagem vamos para o aeroporto mais cedo e comeremos no Red Lobster, combinado?"


Comente:






TAGS

novo terminal do aeroporto de guarulhos, novo terminal de cumbica, TPS3, aeroporto de guarulhos, mapa aeroporto de guarulhos, aeroporto internacional de são paulo

Um dia em...

Velhinhos do Asfalto



Lugares

América Central +
» Punta Cana
América do Sul +
» Buenos Aires
» Punta Del Este
» Santiago
Brasil +
» Nordeste
» São Paulo - Interior
» Sudeste
» Sul
Estados Unidos +
» Nova York
» Compras
» Grand Canyon
» Las Vegas
» Los Angeles
» Orlando
» Rota 66 Wild West
Europa +
» Áustria
» Holanda
» Viajando de trem
» Alemanha
» Espanha
» França
» Gibraltar
» Itália
» Londres
» Portugal
» República Tcheca
» Suíça

Posts Mais lidos

Próximos Lugares

1431011958.jpg
Praga
1431012203.jpg
Berlim
1435253100.jpg
Punta Cana
1431012613.jpg
Rota 66
1431012727.jpg
Las Vegas

Um dia em...

Todo conteúdo do blog umdiaem.com.br está protegido pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998. A reprodução total ou parcial do conteúdo deste site em qualquer outro meio de comunicação, com ou sem fins lucrativos, sem a prévia autorização por escrito da autora é PROIBIDA. Caso queira reproduzir ou adquirir qualquer material entre em contato.
Posts
Sobre Rodas
Dicas
Sobre o blog
Contato
América Central
América do Sul
Brasil
Estados Unidos
Europa

NEWSLETTER



Acompanhe-nos nas mídias sociais

Todos os direitos reservados ® - 2014 - Um dia em. Kombi Design