Traduzir:
O que comer na Alemanha

O que comer na Alemanha


Postado em Europa - Alemanha, em 04/Maio/ | 30088 Visualizações


 

 

A comida alemã é conhecida principalmente pela grande utilização da carne de porco e pelas conservas, que se devem aos invernos rigorosos.

Mas a culinária germânica vai muito além! 

Uma refeição típica alemã consiste em cerca de cinco a seis etapas! Começa com um aperitivo (Vorspeise), uma sopa (Suppe), seguido de um ou dois pratos principais (Hauptspeise) ou um cozido (Beilagen), a sobremesa (Nachspeise) e o café com bolo (Kuchen und kaffe) ao final. Alías, durante todo o dia, eles gostam de beber café comendo uma fatia  de torta (torte) ou de bolo (kuchen). Um verdadeiro banquete!

Na nossa viagem descobrimos várias delícias. Confira:

 

Wurst (salsicha)

Vamos começar pelo alimento mais lembrado, quando se fala de Alemanha: as salsichas! Há mais de 1500 tipos diferentes de salsicha! Você encontrará em qualquer restaurante regional e até em barracas de ambulantes.

 

Entre as mais populares e comuns estão a Bratwurst, geralmente feito de carne de porco moída e especiarias; a Wiener (Viena), que pode ser de porco ou carne, defumada e cozida em banho-maria; e a Blutwurst ou Schwarzwurst (salsicha preta) feita de sangue, chouriço, geralmente de porco. 

Também são populares a Münchner Weißwurst (salsicha branca que você tem que descascar antes de comer e usualmente acompanhada de mostarda doce) e a Currywurst (com catchup e curry por cima).

Em Nuremberg a salsicha típica é a Rostbratwurst, que é mais fininha e grelhada. Há uma lenda que diz que as salsichas de Nuremberg ficaram muito fininhas, porque na época da peste tinham que ser entregues pelo buraco da fechadura das portas...

 

 

A mostarda (Senf) é um acompanhamento muito comum para as salsichas e pode variar em picância. A versão mais comum é a Mittelscharf (média). A cidade de Dusseldorf é conhecida pela mostarda mais picante. Já no sul do país, é mais comum a mostarda doce, consumida com Weißwurst. 

 

Schnitzel 

É a carne mais popular da Alemanha. É um bife batido bem fino, empanado e frito. Geralmente de porco, às vezes de peru ou vitela. Dê uma olhada nas outras mesas do restaurante e verá que várias pediram esse mesmo prato, que também é comum em Viena (sempre de vitela).

 

Spargel 

O aspargo, que ainda não é muito comum ao gosto brasileiro, lá é motivo até de festa na colheita, que acontece entre março/abril. Cada pessoa come 1,5Kg por ano!

Ahan!!!! Momento cultural do UmDiaEm: Vc sabe por que alguns são brancos? É porque são cultivados sem nenhum tipo de luz, não ocorrendo a fotossíntese. Supostamente isso mantém os talos mais doces. Quase 80% da produção alemã é de aspargos brancos 

 

Kartoffelsalat 
O rei da Prússia, Frederico II (1740-86),  incentivou o cultivo em grande escala de batatas para tentar reduzir a fome que assolava o país. A partir de então, a batata ficou muito popular.

A salada de batata, Kartoffelsalat, é consumida por todo país.

 

Pommes

Pommes são as muldialmente adoradas batatas fritas. Vários pratos da Alemanha também são acompanhos por elas.

 

Knödel

Uma bola de massa feita a base de pão, farinha e especiarias, servida como refeição principal ou acompanhamento. Dica: achei bem pesado. Não exagere quando pedir!

 

Sauerkraut (chucrute)

Um legume muito apreciado pelos alemães é a couve (kraut), A couve branca, também conhecida como repolho dá origem ao chucrute, que é uma conserva de repolho fermentado. O repolho deve ser curado em sal pelo menos 3 dias para fermentar o suficiente. O resultado é delicioso, pelo menos para o meu paladar!

 

Brot (pão) 

Acredite se quiser, há mais de mil tipos diferentes de pães produzidos na Alemanha.

Todos os tipos de formas, tamanhos, sabores e grãos. Salgados e doces. 

 

Brötchen

Brötchen é um pão pequeno com casca dura e inteiror macio. A padarias fazem "Belegte Brötchen", sanduíche com salame ou queijo e manteiga. 

 

Pretzels 

Outro pão queridinho lá é o em forma de pretzel, que virou símbolo da Alemanha e acompanha qualquer refeição. O tradicional é do tamanho da palma da mão, mas no sul pode variar, como em Munique, que é bem grande. Polvilhado com sal (e às vezes com sementes), as garçonetes alemãs ficam passando nos corredores dos restaurantes com uma cesta cheia. Difícil resistir!

 

 

 

Spatzle

Macarrão feito de farinha de trigo e ovo, muito popular, especialmente no sul do país.São muitas vezes servidos cobertos com queijo (kasepatzle) e às vezes com cebolas assadas. Tome cuidado, porque são servidos bem quentes, direto da panela.

 

Kartoffelpuffer

São panquecas fritas, feitas de batata ralada ou em pó misturado com farinha, ovo, cebola e  temperos. Pode ser prato principal ou acompanhamento. 

 

Eisbein

O famoso joelho de porco. Tem carne macia e ao mesmo tempo tostadinha. Geralmente, vem acompanhado de batatas fritas, salada de batatas ou chucrute.

 

Kohlrouladen

São rolos de couve recheados com carne moída, especialmente de porco, geralmente servidos com batatas cozidas ou purê.

 

Kürbiscremesuppe

A clássica sopa de abóbora está presente em quase todos os restaurantes alemães.

Pode ser servida dentro da própria abóbora ou em pratos fundo, com cubinhos de pães, e as sementes da abóbora que são fritas na manteiga. Você pode pedir uma colher de nata fresquinha por cima.

 

Sauerbraten  

É um assado que pode ser feito com diferentes carnes e geralmente servido durante os meses mais frios do ano. A carne é marinada por dias em especiarias, vinagre e vinho tinto ou branco. 

 

Leberkäse 

É um bolo de carne e cebolas. Popular no sul da Alemanha, é feita por trituração da carne e, em seguida, assada até que tenha uma crosta marrom. De acordo com as leis da Alemanha, um produto anunciado como Leberkäse deve ter um teor mínimo de fígado de 4%. 

 

Goulash ou Rindsgulasch

Guisado de carne com pimentão e cogumelos

 

Bebidas

Bier 

A cerveja é muito comum em todas as partes da Alemanha, com muitas cervejarias locais e regionais produzindo uma grande variedade de cervejas.

Até o século 16, a cerveja alemã era a Ale (mais incorpada). As cervejas lager pilsener vieram depois e hoje predominam o país, mas algumas regiões tem especialidade locais, como a cerveja de trigo (Weissbier) na Baviera. 

A Altbier é uma cerveja escura apreciada na região de Düsseldorf e do baixo Reno. Já a Kölsch, um estilo similar, mas de cor clara, na área de Colônia. A Weisse, é uma cerveja amarga, mas de baixo teor alcoólico, é feita em Berlim, e muitas vezes misturada com framboesa ou xarope de Woodruff. 

A cerveja Radler é misturada com outras bebidas, como limonada gaseificada. Achei ela bem fraquinha, própria pras mulheres que não querem beber nada mais forte.

Além dessas, aindá há outros vários tipos fabricados na Alemanha, que é um dos maiores exportadores, e, por isso, tem rigorosos controles de qualidade.

 

Antigamente a fabricação de cervejas era trabalho da mulher. Por volta de 1.000 aC os monges começaram a fazer cerveja nos claustros, a fim de levantar fundos para manter suas instalações e ministérios. Por causa da popularidade da cerveja, a profissão de cervejeiro (Kaiser) tornou-se uma profissão honrosa e de prestígio. As cervejarias de clausura foram tendo mais lucro que as cervejarias privadas e por isso os líderes regionais proibiram os monges de fabricar cerveja. 

Veja aqui outras curiosidades envolvendo a cerveja, como o caso em que um incêndio foi contido com ela, na falta de água. Ou a cervejaria onde Hitler se reunia com os nazistas e se tornou a cervejaria mais famosa do mundo.

 

 

Wein

O vinho também é popular na Alemanha. Vem predominantemente das áreas ao longo do Rio Reno.

O Riesling está entre as variedades mais conhecidas de vinho branco, enquanto Spätburgunder e Dornfelder são importantes vinhos tintos.

Foi incrível tomar um Riesling fazendo piquenique no Castelo do Dragão!

 

Apfel Schorle

Fizzy é a água com gás e Still é a comum. Eles costumam misturam a água com gás com outras coisas para fazer Schorle.

O Schorle mais comum de todos é o Apfel Schorle, ou suco efervescente maçã. Você vai encontrar isso em qualquer menu e existem ainda versões engarrafadas no supermercado. 

 

Sobremesas

Apfelstrudel 

Já conhecido no Brasil, é uma deliciosa massa folhada recheada com maçãs adoçada com açúcar, canela, passas e migalhas de pão 

 

Rote Grütze

A sobremesa popular no norte da Alemanha é um pudim de frutas vermelhas, framboesas e morangos ou cerejas. É tradicionalmente servido com creme de baunilha, leite ou chantilly. Essa foi das sobremesas mais saborosas que já provei!

 

Mohnschnecken 

Guloseima em forma de caracol coberta de sementes de papoula

 

Birne à la Helene

Peras cozidas com vinho branco e canela, servidas com sorvete de chocolate e creme de chocolate amargo.

 

Milchreis-Parfait

Pudim de arroz muito típico na Alemanha! Pode ser servido com geleias.

 

Prinzregententorte

O que a gente conhece como torta alemã! São várias camadas de bolo intercaladas com recheio de chocolate ou outro tipo de creme, além da cobertura deliciosa de chocolate.

 

Krapfen

São almofadas macias de massa levemente doce, com recheio em creme. Lembra o nosso sonho, mas é mais leve e pode ser recheado de geleia, chocolate ou nutella. 

Geralmente comidas na véspera de ano-novo.

 

Stollen 

Normalmente consumido no Natal, é um pão feito de frutas secas ou cristalizadas, marzipan, amêndoas e especiarias como canela e cardamomo. Na cidade de Dresden, tem até um festival anual, o Stollenfest!

 

Schneeballen

O doce original da linda Rothenburg ob der Tauber, uma esfera de tiras de massa enroladas, frita e polvilhada de açúcar. Também pode ser coberto de chocolate e nozes e hoje tem variações recheadas.

Existem há mais de 300 anos. Antes apenas para ocasiões especiais como casamentos, hoje eles são vendidos em todos os cafés da cidade. 

 

Lebkuchen 

É um pão de mel com gengibre. Para Oktoberfest são vendidos em forma de coração. Vimos vários espalhados pelas estações de metrô, vendidos assim pendurados e com alguma frase fofa. Dá até dó de comer!

 

Ufa!!! Tenho certeza que a essa altura, você está morrendo de fome! Mas não vá embora antes de saber que um verdadeiro anfitrião alemão ("Hausfrau") não permite que seus convidados saiam sem servir café e bolo ("Kuchen und kaffe")! 


 

Você vai gostar de:

Cervejaria Houfbräuhaus 

Restaurante Ratskeller

Cervejaria Paulaner - Munique

Viagem de moto pela Alemanha

Museu da BMW

Comentários

Vivian Jablonski comentou:
"Amei este post! Amo a Alemanha! Tenho dupla cidadania mas sou muitoooooo mais alemã que brasileira. Amo as comidas alemãs principalmente o afelstrudel!!!??"

UmDiaEm:

Que demais!!! Amo relembrar e não vejo a hora de chegar mês que vem pra estar de novo nesse país incrível!

Parabens pelo blog Cristina, estive e kolonia e Lündinghausen em 2017 e amei, a cerveja Paulaner é maravilhosa, as padarias e toda culinaria valeu muito a pena experimentar, quero voltar e lembrando que esse Post ajuda muito, obrigada e até..... comentou:
"Post muito organizado e detalhado, grata!!!!"

Antônio Guilherme Borges comentou:
"Achei muito boa a matéria, acho que seria bom dar uma noção de preços que são praticados das várias comidas apresentadas. Entendo a dificuldade, mas a curiosidade bate. De todo jeito fiquei muito satisfeito com o post. Parabéns. "

Aurora Leite comentou:
"Amei o post! me deu água na boca! Agora em abril eu (grávida), meu marido e minha filha de três anos estamos indo à Alemanha, vamos passar uns dias na rota romântica! Já estamos fazendo a lista de tudo que TEMOS QUE COMER nesse lugar maravilhoso! Parabéns pelo blog, é arretado! "

Aurora Leite comentou:
"Amei o post! me deu água na boca! Agora em abril eu (grávida), meu marido e minha filha de três anos estamos indo à Alemanha, vamos passar uns dias na rota romântica! Já estamos fazendo a lista de tudo que TEMOS QUE COMER nesse lugar maravilhoso! Parabéns pelo blog, é arretado! "

Juliana Torres comentou:
"Sinto muita saudade da culinària alema, principalmente das "wursts" e das Kartoffelsalat
;)"

simone comentou:
"A Alemanha é maravilhosa e essas comidas então. Gostei do seu post! Parabéns e obrigada pelas dicas!"

Rosana Offergeld comentou:
"Perfeito! Seu post ficou joia!"

Carol Busiquia comentou:
"Ai que post maravilhosoooo! Saudade imensa da maravilhosa Alemanha e sua culinária! Eu amei a salsicha Branca e o joelho de porco, mesmo achando bem pesado kkkk as cervejas então não precisa nem falar né? São perfeitas!
Parabéns! Ficou incrível!!"

Pedro Henriques comentou:
"Olá! Por acaso já fiz algumas viagens à Alemanha e aprecio bastante a sua gastronomia tal como as famosas cervejas! "

angela comentou:
"precisa incluir a pfannkuchen! comia muuuito nos biergarten da vida!"

Camila comentou:
"Eu adoro comida alemã! conheci um pouco morando em Joinville, mas tenho vontade de experimentar todas essas delícias na origem, né? :) "

Fabíola Moura/Família que Viaja Junto comentou:
"Adoraria provar tudo, inclusive o chucrute, parece ser tudo muito delicioso. Só não encaro cerveja, rs. Seu post me deixou com água na boca."

Flávio comentou:
"Quanta coisa gostosa reunida em um post só! Curti muito as dicas de comida, principalmente as sobremesas haha
Agora já tenho vários motivos pra comprar uma passagem pra Alemanha!

Um abraço!
Um abraço!"

Dhebora comentou:
"Como amo a culinária alemã, seu post me encheu de fome! rs... Acho que eu ia passaria o dia comendo bolo e café facilmente! rs
Não sabia da curiosidade da cerveja, de que antigamente a fabricação era um trabalho da mulher. Muito legal!"

Mariana Bueno comentou:
"Hummm que delícia! Gosto muito de algumas coisas da culinária alemã e adorei as dicas - pirei nas sobremesas e os pratos parecem bem bons, só não comeria os aspargos e repolho. rsrs"

Keul Fortes comentou:
"Que delicia de post! Fiquei babando com essas comidas. Parabéns pela lista! =)"

Michela Borges Nunes comentou:
"Hum, saudade do pretzel... E essas sobremesas? Ai, que post delicioso!! Também comi uma espécie de cuca que amei demais. Vendia muito na rua. Abraço e parabéns pelo post."

Sandro comentou:
"Que experiencia mais feliz passamos na Alemanha, sua culinária é única e deliciosa. Os pratos são em sua maioria muito fortes e quentes, origem dada ao frio severo no inverno e a necessidade de alimentar bem a população trabalhadora. Experimentamos o que foi possível nos dias que lá ficamos, seriam necessários mais uns 3 meses para apreciarmos todos os pratos típicos, mas com certeza voltaremos. As cervejas são um espetáculo a parte, todas caem muito bem ao paladar brasileiro e são servidas da maneira que gostamos, geladas. É uma lenda quando dizem que as cervejas alemãs são servidas na temperatura ambiente, mas, elas acabam ficam assim pois os alemães as bebem bem devagar, conversam muito e as grandes canecas de 1 litro demoram a esvaziar. Já pra nós, que bebemos mais rápido, elas ficam geladas do começo ao fim. Vale a pena!"

Raquel comentou:
"Delícias de comidas....q legal a curiosidade dos aspargos, eu pensava q os brancos eram em conservas....kkkk"


Comente:



TAGS

o que comer na alemanha, restaurantes em munique, cerveja, culinária alemã, onde comer na alemanha, viagem de moto pela alemanha, comida alemã, comida típica, berlim, culinária germânica, chucrute, salsicha